com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bolo de chocolate de Jamie Oliver

Um bolo inspirado,não fosse ele uma criação de um verdadeiro génio da cozinha

Ingredientes

Chocolate preto (mais de 70% de cacau) 200 g
Natas 300 ml
Avelãs 30 g
Cacau em pó (de boa qualidade) 3 colheres de sopa
Farinha com fermento 200 g
Ovos grandes 3 unidade
Manteiga sem sal 200 g
Açúcar mascavado 200 g
Doce de tâmaras (ou outro doce ao gosto de cada um) 200 g
Fermento 1 colher de chá

Preparação

Para a massa:

Pré-aqueçam o forno a 180º C. Retirem a manteiga do frigorífico e reservem-na até que fique à temperatura ambiente.

Entretanto, barrem com manteiga duas formas com aproximadamente 23cm de diâmetro. Cubram a base de cada forma com papel antiaderente e barrem novamente com manteiga. Polvilhem os lados com farinha.

Coloquem uma panela pequena com água ao lume. Entretanto levem as avelãs a tostar numa frigideira a lume médio durante aproximadamente três minutos, ou até ficarem douradas. Triturem-nas e coloquem-nas de lado.

Misturem o cacau em pó com quatro colheres de sopa de água a ferver até ficar com uma consistência suave.

No processador, misturem a manteiga com o açúcar até que a mistura fique clara, parando de vez em quando para raspar o que ficar nos lados.

Ainda com o processador a funcionar comecem a adicionar os ovos, um a um, e a seguir a mistura de cacau em pó. Adicionem a farinha, o fermento e as avelãs trituradas, e misturem tudo.

Coloquem e dividam a massa nas formas previamente untadas e deixar cozer no forno durante 25 minutos, ou até que a massa fique dourada.

Retirem do forno e deixem que os bolos arrefeçam durante aproximadamente dez minutos ainda dentro das formas e a seguir retirem-nos da forma e aguardem até que estejam completamente frios.

Para o recheio e cobertura:

Enquanto arrefecem podem ir triturando o chocolate preto e colocar o chocolate aos pedaços numa tigela grande. Deitem 200ml das natas numa panela e levem a lume médio até ferver. Assim que começar a ferver desliguem o lume e deitem as natas por cima do chocolate  aos pedaços. Deixem-nas assim durante aproximadamente um minuto e mexam com uma colher de pau até que a mistura fique suave.

Deixem que a mistura arrefeça ate à temperatura ambiente e com a batedeira eléctrica, batam durante aproximadamente 3 minutos, ou até que fique suave e fofa.

Também na batedeira, batam as restantes natas (150 ml) até ficarem bem firmes. Para que isso aconteça mais facilmente, o ideal é porem o pacote de natas no frigorífico 15 minutos antes de as começarem a bater, bem como a tigela em que as vão bater.

Para o doce de tâmaras:

Triturem muito bem 100 g de tâmaras inteiras e sem semente. Numa panela misturem-nas com 100 g de açúcar e um copo de água e levem a panela a lume brando. Ir mexendo de vez em quando e quando virem que a mistura já engrossou, podem desligar o lume. Coloquem o doce num frasco de vidro e levem ao congelador até estar completamente frio.

Montar o bolo:

Assim que estiver tudo pronto, podem começar a cobrir uma das partes do bolo primeiro com o chocolate preto, depois com as natas e de seguida com o doce de tâmaras até q.b. Tapem o recheio com a outra metade e cubram a totalidade do bolo com o restante chocolate.

Levem ao frigorífico cinco minutos antes de servir.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.