com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bolo de castanha e chocolate

Em tempo de castanhas há que lhes dar bom uso. Este é um bom exemplo de uma utilização menos comum deste fruto de outono, mas concretamente a sua farinha

Ingredientes

Chocolate negro (70% cacau) 200 g
Farinha de castanha (cerca de 350 gr de castanhas cruas) 150 g
Ovos 6 unidade
Açúcar 80 g
Manteiga Sem Sal 110 g
Sal adicionar q.b.

Preparação

Preparar uma forma de 20 cm forrada com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

Partir o chocolate em pedaços e derretê-lo em banho-maria (colocar numa taça, sobre uma panela com água a ferver, sem que o fundo da taça toque na água, levar ao lume, para que a temperatura da água faça derreter o chocolate sem queimar), deixar arrefecer.

Entretanto, lavar as castanhas, dar-lhe um corte a meio, colocá-las numa panela, cobrir com água e levá-las a cozer. Retirar do lume quando estiverem bem cozidas e deixar arrefecê-las ligeiramente. Pelar as castanhas e reservar até estarem completamente frias. Colocar as castanhas num robot de cozinha e triturar até formar uma espécie de farinha.

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar.

Bater os ovos com a manteiga e o açúcar até formar um creme espesso. Juntar o chocolate derretido continuando a bater em velocidade baixa. Juntar a farinha de castanha (reservar um pouco para decoração), continuando a bater na mesma velocidade. Envolver as claras em castelo, pouco a pouco, até obter uma massa leve e arejada.

Colocar na forma preparada, levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos. O bolo deve ficar cozido, mas com a consistência húmida.

Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e depois desenformar e deixar arrefecer completamente. Decorar com a restante farinha de castanha.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.