com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolo banoffee com banana e doce de leite

Ingredientes

Manteiga amolecida 185 g
Açúcar 175 g
Açúcar baunilhado 2 colheres de sopa
Ovos 3
Farinha com fermento 335 g
Bicarbonato de sódio 1/2 colher de café
Bananas da Madeira 2
Leite 80 ml
Doce de leite 380 g
Natas para bater (35%), bem frias 180 ml
Banana grande, cortada às rodelas 1

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de buraco de 24cm de diâmetro (exceto se for de silicone).
Thermomix-Bimby:
Colocar a Borboleta no copo. Juntar a manteiga e os açúcares e bater 3min/vel.3. Programar mais 3min./vel 3 e incorporar os ovos pelo bocal, um de cada vez. Retirar a borboleta. Juntar a banana e misturar 15seg/vel.5. De seguida o leite e misture novamente 10 seg/vel 3. Por fim juntar a farinha com o bicarbonato de sódio, previamente peneirados e envolver 15seg/vel 3, ou até ficar homogéneo. Como o copo bem limpo e seco e a borboleta colocada, bater as natas bem frias na vel. 3,5 até ficarem no ponto (verificar pelo bocal).
Tradicional:
Com a batedeira, bater a manteiga e os açúcares até obter um creme leve e fofo. Incorporar os ovos, um de cada vez. Juntar a farinha com o bicarbonato de sódio, previamente peneirados. Misturar bem. Por fim adicionar o puré de banana e o leite e envolver bem. Bater as natas em chantilly e reservar no frigorífico (com o doce de leite não será necessário adoçar as natas).
Colocar na forma e levar ao forno cerca de 40min. Desenforme passado 5 minutos e deixe-o arrefecer numa grelha. Dividir o bolo em três partes. Na primeira camada, espalhar doce de leite, colocar rodelas de banana e chantilly por cima. Repetir a operação para a 2ª camada. Decorar o topo a gosto. Colocar no frigorífico umas horas antes de servir.

Receita do parceiro

Em destaque