com o apoio MEO
Fibra à máxima velocidade desde €29,99/mês aqui

Em destaque

Bacalhau em massa filo

"Esta receita é muito simples e uma alternativa ao bacalhau da consoada. Também considero uma ótima opção para fazer o aproveitamento das sobras de bacalhau cozido, do dia da consoada", diz-nos a autora da receita, a Margarida do blogue "Sabores da Minha Cozinha".

Ingredientes

Lombos de bacalhau 2
Miolo de camarão 1 embalagem
Folha de louro 1
Cebola⁣ 1
Dentes de alho⁣ 2
Couve-coração pequena 1
Cenoura
 1
Azeite usar q.b.
Sal e pimenta usar q.b.
Massa filo 6 folhas

Molho branco

Manteiga 40 g
Farinha 40 g
Água de cozer o bacalhau usar q.b.

Preparação

Coza os lombos de bacalhau em água temperada com uma folha de louro durante oito a dez minutos. Escorra o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas, separando-o em lascas. Reserve a água coada para preparar o molho branco.

Molho branco: num tacho derreta a manteiga, adicione a farinha e misture com uma vara de arames. Acrescente a água de cozer o bacalhau coada pelo passador, pouco a pouco, e vá mexendo com a vara, até apresentar um creme homogéneo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.

Recheio: deite numa frigideira larga um fio de azeite, deixe aquecer. Adicione a cebola cortada em meia-lua e o alho picado, envolva bem. Acrescente a cenoura ralada e a couve coração cortada em tiras fininhas, deixe cozinhar em lume brando, durante alguns minutos.

De seguida, acrescente o miolo de camarão e deixe cozinhar alguns minutos até este mudar de cor. Adicione as lascas de bacalhau e envolva.

Acrescente duas a três colheres de sopa do molho branco e envolva até que todos os ingredientes estejam ligados. Reserve e deixe arrefecer.

Entretanto, no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal, estenda uma folha de massa filo e pincele com manteiga derretida. Sobreponha mais cinco folhas, pincelando-as sempre com a manteiga derretida.

Por cima, disponha o recheio de bacalhau arrefecido. Dobre as laterais da massa filo para dentro, depois dobre as extremidades como se fosse um envelope. Pincele por cima com manteiga derretida. Na parte superior faça dois ou três cortes pequenos, para que a massa possa respirar. Por cima, polvilhe com amêndoas laminadas.

Leve ao forno, previamente aquecido a 200 ˚C, durante 25 minutos até que a massa esteja dourada.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.