Em destaque

Arroz de polvo malandrinho

Alfredo Dinis, do blogue "Cooked by Fred", sugere-nos um arroz de polvo preparado a preceito. O autor prefere a versão cozida em barro preto de Bisalhães. "Faz toda a diferença" como refere. Na falta deste (o que não será de estranhar), um bom tacho também produz excelentes resultados.

Ingredientes

Polvo 1 kg
Arroz Carolino 380 g
Calda da cozedura do polvo 1,125 l
Cebola 1
Tomate maduro 2
Dentes de alho 2
Pimento verde algumas tiras finas
Azeite virgem extra 50 ml
Louro 1 folha
Piripiri 1/2 cabeça
Coentros 20 g
Pimenta preta moída no momento usar a gosto
Sal marinho usar a gosto

Preparação

Tempo de preparação: 30 minutos.

Tempo de cozedura: 30 minutos.

A primeira coisa a fazer é cozer o polvo. Deve, para isso, colocar o polvo limpo numa panela de pressão. Acrescentar água suficiente para o submergir e depois tapar a panela. Ligar o lume. Deixar cozer durante 15 minutos, contados a partir do pino da válvula ter começado a rodar. Se o polvo for de boa qualidade, estará cozido e suculento. Reservar.

Agora é o momento de preparar os ingredientes: Picar finamente a cebola. Esmagar e picar o alho. Pelar o tomate, retirar as suas sementes e cortá-lo em pequenos pedaços. Picar grosseiramente os coentros. Cortar finíssimas fatias ao pimento. Pesar e preparar os restantes ingredientes. Cortar o polvo em bocados não muito pequenos. Coar e reservar a calda da cozedura do polvo (cerca de 1.125 l).

Com a bancada de trabalho limpa e os ingredientes todos alinhados: Aquecer 50 ml de azeite no tacho. Quando estiver bem quente, juntar a folha de louro, o piripiri e o alho esmagado. Segundos depois, adicionar a cebola picada e deixar caramelizar até apresentar uma cor dourada. Juntar o tomate e deixar refogar em lume forte, até que comece a desfazer. Diminuir a potência do lume. Adicionar o arroz, mexer e deixar fritar durante alguns instantes. Juntar 1 l de calda da cozedura do polvo (reserve a restante). Mexer delicadamente para que os grãos de arroz não fiquem grudados. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Arroz de polvo malandrinho

Deixar cozinhar em lume brando e lentamente, como o arroz gosta, sempre com o tacho tapado. A cozedura do arroz tem uma duração aproximada de 15 minutos, no entanto há que vigiar atentamente o processo, podendo até, dependendo da potência do lume, ser necessário acrescentar mais calda, para que fique no ponto de cozedura correto e cremoso. Quando estiver cozido, acrescentar e misturar delicadamente o polvo. Retificar o tempero de sal e pimenta se necessário. Com o lume já desligado, adicionar os coentros picados e as tiras de pimento verde, envolvendo tudo delicadamente.

No momento de servir, decorar com coentros e tiras de pimento.

Nota: O Arroz Malandrinho para manter a sua cremosidade deve ser servido imediatamente. Isto é muito importante.

Receita cedida pelo blogue "Cooked by Fred".

Receita do parceiro
Cooked by Fred

Em destaque