Esquema de cores

Em destaque

Açorda de bacalhau à alentejana

O bacalhau num dos pratos que melhor define a cozinha de sabor alentejano. Ingredientes simples, para uma confeção deliciosa

Ingredientes

Bacalhau demolhado 1 posta
Água 1500 ml
Dentes de alho, picados 2
Pão alentejano 4 fatia
Ovos 2
Coentros picados A gosto
Azeite Um fio
Pimenta preta A gosto

Preparação

Numa panela pequena, ferver a água e escalfar o bacalhau durante seis minutos (depende da altura da posta; assim que estiver a lascar está pronta; não cozer em demasiado, pois fica seco). Retirar a pele e as espinhas e separar em lascas.

Em cada prato de servir, colocar uma ou duas fatias de pão alentejano. Por cima espalhar bacalhau, coentros e alhos picados, temperar com umas pedras de sal (cuidado que o pão e o bacalhau já têm sal) e com pimenta moída na hora e regar com um fio de azeite. Reservar.

Coar a água onde cozeu o bacalhau e levar de novo a ferver sobre lume brando. Abrir um dos ovos para dentro de uma tacinha e introduzi-lo depois, com cuidado, na água a ferver (deste modo pode verificar se os ovos estão em perfeitas condições e se a gema não está rebentada).

Escalfar os ovos, um a um, durante três minutos (para uma gema líquida média). Retirar da panela e colocar também no prato de servir, por cima do bacalhau. Por último, juntar água a ferver suficiente (atenção que o pão vai absorver algum do líquido), com cuidado para não rebentar os ovos.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.