O certame pretende dar a conhecer ao público as várias formas de confeccionar o peixe, decorrendo na Doca das Fontainhas e incluindo algumas actividades em Tróia.
O primeiro dia do festival, com abertura às 18h00, é dedicado ao tema “O peixe de Setúbal na Península Ibérica”, com o chef Sergio Perez a dinamizar um “showcooking”, às 21h30.
Antes, o programa contempla ainda duas palestras. “O peixe produto nobre da Península de Setúbal”, por Ricardo Silva, decorre às 18h30, enquanto “Vinhos da Península de Setúbal, Castas e Moscatel”, por Mário Louro, realiza-se às 19h30.
“O peixe de Setúbal falado em espanhol” é o tema de dia 2, com a participação dos cozinheiros Sergio Perez, espanhol, e Chakall, argentino. O almoço gourmet “Wine and Cooking”, por Sergio Perez e Luís Lopes, às 13h30, é o primeiro evento da programação deste dia.
O workshop “Vinhos, copos e Iniciação à prova", por Mário Louro, às 18h30, e uma hora depois, o lançamento do livro “A cozinha divina”, por Chakall, são outras actividades a realizar. Mais tarde, às 21h00, decorre o “showcooking” “Duetos Imprevistos”, com Chakall e o enólogo Jaime Quendera.
No dia 3, com o tema “França, Itália e o Peixe do Sado”, estão presentes os cozinheiros Flavio Morganti, italiano, e Xavier Mathieu, francês, que, pelas 09h30, vão ao Mercado do Livramento comprar produtos, local onde, de seguida, se realiza um brunch com a comunicação social.
Entre as 12h00 e as 13h00, na Doca das Fontainhas, a dietista Laura Pereira dinamiza a palestra “As crianças e uma alimentação feliz”, decorrendo, às 13h00, um “showcooking” por Xavier Mathieu.
Na parte da tarde, Paulo Anacleto e Pedro Cunha dinamizam o workshop “Ostras do Sado, o nosso produto premium”, decorrendo, depois, uma degustação do bivalve com Xavier Mathieu.
Um “showcooking”, pelo chef italiano Augusto Gemelli, às 19h00, e um jantar gourmet, às 21h00, com Flavio Morganti e o enólogo Luís Lopes, realizam-se também neste dia.
O último dia do “Viva o Peixe – Festival Gourmet”, dedicado ao tema “Suécia e França, Espanha e Itália entre Setúbal e Tróia”, conta com a presença do chef sueco Karl-Christer Wallberg.
Às 11h00, é iniciado o concurso “Jovem Cozinheiro”, decorrendo, uma hora depois, o workshop “Azeite… fusão de sabores”. Pelas 13h00, a iniciativa “Wine and Cooking” conta com as participações de Karl-Christer Wallberg e do enólogo Manuel Moreira.
Um almoço com participação dos jovens cozinheiros e chefs envolvidos no evento, preparado por todos, acontece às 14h00. O programa na Doca das Fontainhas é encerrado com a entrega de prémios do concurso “Jovem Cozinheiro”.
O final da programação de todos os dias do evento conta sempre com momentos de animação musical e, no primeiro dia, também momentos de teatro de rua.
O programa do “Viva o Peixe – Festival Gourmet” contempla ainda a realização de diversas actividades, nomeadamente golfe, workshops e showcookings em Tróia.
O festival, que envolve o peixe e toda a gastronomia da região, tem a participação de vários restaurantes e quiosques de produtos regionais. Mais informações em www.vivaopeixe.com.