Tem um almoço de negócios em que uma garrafa inteira é demasiado? Um menu de degustação onde cada prato pede um vinho apropiado? Um jantar com amigos em que cada um pretende uma bebida diferente? Quer provar um daqueles vinhos super-premiados, sem ter de pagar a garrafa toda? A “obrigação” de pedir um tinto a dividir por todos deixa de existir a partir de agora, nos restaurantes aderentes à campanha A Copo, lançada pela Viniportugal. O objectivo é incentivar o consumo de vinho de forma “inteligente com moderação”.
João Pires, único Master Sommelier da Península Ibérica, é o embaixador da campanha. Num pequeno filme, o profissional percorre alguns wine bars e restaurantes de Londres, a capital mundial do vinho. O Texture, por exemplo, tem mais de 20 vinhos disponíveis a copo. “É óptimo para almoços, sai mais barato e há mais variedade”, esclarece João Pires, que aconselha: “o cliente deve sempre ver a garrafa e poder provar”. O wine bar 25-50 e a Vinoteca são outros estabelecimentos londrinos onde é cada mais comum as pessoas irem beber um copo, a qualquer hora do dia.
Com esta campanha, a Viniportugal aposta fortemente no mercado interno, investindo 100 mil euros em 2010 e 500 mil euros em 2011. Francisco Borges, presidente da instituição, quer “convencer os responsáveis do canal HORECA que este é o caminho”. A directora de marketing, Ana Sofia Oliveira, adianta que “o consumo de vinho nos restaurantes tem vindo a baixar em Portugal – é preciso encontrar novas formas de consumir”. Assim, esta campanha vai trabalhar em dois eixos: por um lado, com a restauração, através de workshops em todo o país e um manual de boas práticas distribuído aos profissionais do sector; por outro, com os consumidores, dando a conhecer as vantagens do consumo a copo.
Essencial é garantir a qualidade do serviço e do produto, sustentando esta nova tendência de consumo que já é moda nas grandes cidades do mundo. Os restaurantes e bares acreditados como tal podem exibir um “selo” da Viniportugal e vão ser referidos no site http://www.acopo.pt (ainda não disponível).
Ana César Costa