A alimentação vegetariana e vegan tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal. Em consequência, os espaços especializados multiplicaram-se e os restantes contam hoje, regra geral, com opções de base vegetal.
Desta forma, a Exponor apresenta a primeira edição do “So Veggie So Good”, de 27 a 30 de outubro, integrado no “So Food So Good”, evento dirigido aos profissionais dos setores da panificação, restauração, hotelaria e turismo. Mas o público pode também saborear as novidades no primeiro dia.
A iniciativa pretende dar a provar as últimas tendências da alimentação vegetariana e vegan, entre as quais os produtos biológicos e as dietas especializadas, como a alcalina, celíaca ou à base de produtos sem lactose. O evento terá à semelhança do “So Food So Good” uma área de exposição de produtos, equipamentos e serviços e uma forte componente prática, com showcookings e ações de degustação em que alguns chefes de renome, nutricionistas e outros especialistas irão partilhar receitas e conselhos práticos.
Os últimos estudos comprovam que o vegetarianismo tem vindo a crescer em Portugal. Na última década, o número de portugueses vegetarianos quadruplicou para os 120 mil segundo um estudo da Nielsen de 2017.
Também o estudo da empresa americana HappyCow, a pedido da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), indica que o número de lojas e restaurantes vegetarianos aumentou mais de seis vezes nos últimos dez anos, passando de 28 estabelecimentos em 2008 para 172 em 2018. Um terço surgiu entre 2016 e 2017. A AVP acredita que este crescimento está também relacionado com o turismo, uma vez que muitos dos visitantes estrangeiros partilham e procuram este estilo de vida.
À semelhança do evento simultâneo, o “So Veggie So Good” está vocacionado para profissionais do setor agroalimentar, nomeadamente panificação, restauração, hotelaria e turismo, em geral. As portas abrem ao público no primeiro dia do evento, dia 27, por 10, 00 euros.
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