A obra do romancista é uma autêntica lição de savoir vivre. E saber viver é o que se pode esperar de um restaurante à beira-mar, virado para um público mais jovem do que os estabelecimentos vizinhos. Por isso, entram na carta pratos mais contemporâneos, como as saladas, as pastas, os risottos e até os hambúrgueres. O que não prejudica a existência de peixes e mariscos fresquíssimos, logo à entrada, a manter uma certa continuidade com a tradição local.

A cozinha está entregue a quatro jovens chefes de cozinha, saídos da vizinha Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Além de almoços e jantares, também servem tapas e petiscos durante a tarde. O necessário toque de irreverência é dado, por exemplo, no empratamento da açorda de bacalhau numa lata de conserva, ou o risotto nero salpicado de ervas finas.

Os atuais sócios do Panorama Guincho renovaram o espaço há cerca de dois meses, com projeto do arquiteto António Castelo Branco. A luminosidade transparece de forma especial ao fim da tarde; à noite há espaço para refeições mais intimistas; o ambiente permanece informal e o serviço sempre simpático. Tudo isto em conjugação com a paisagem: o Atlântico em frente, as dunas circundantes e a serra de Sintra logo ali atrás. O Panorama Guincho está no caminho entra a noite e o dia. “Queríamos uma alternativa ao género de restaurante dos meus pais, um espaço mais cosmopolita e virado para a minha geração”, explica um dos sócios, Pedro Coelho, filho da terra.

 A esplanada protegida do vento (onde se pode fumar) e o bar com 20 variedades de gin são outros indícios de mudança. A hora de fecho é outro: até às 2 da manhã os adeptos da marginal podem vir aqui beber um copo. Recomenda-se é que se leve alguém de que não beba, já que é preciso motorista para levar os mais animados a casa depois da festa.

 

Panorama Guincho

Estrada do Guincho 2750-642 Cascais

Tel. 214 870 062; reservas@panorama-guincho.com

Preço médio por pessoa (inclui bebidas) €25,00

Encerra às terças-feiras

 

Ana César Costa