![O vinho do Porto de sempre tem uma nova imagem](/assets/img/blank.png)
Corria o ano de 1934 quando surgiu à venda um vinho do Porto cujo rótulo tinha três homens sentados à mesa a beber um cálice de vinho do Porto. Eram eles um boticário, um advogado e um juiz. Este retrato faz assim parte do ADN da marca Velhotes, facilmente reconhecível nas prateleiras dos supermercados.
Diz a lenda que tudo começou quando, no século XX, um representante da Calém viajou em trabalho até aos Países Baixos. No regresso trouxe um quadro onde três homens surgiam representados a beber um cálice de vinho do Porto e a pintura serviu de inspiração para a criação do rótulo.
Pela primeira vez desde o início do milénio, a imagem deste vinho do Porto é renovada com o objetivo de manter os consumidores de sempre, mas também alcançar novos públicos. Sem perder a identidade de uma marca que assinala 90 anos no próximo ano. De acordo com o comunicado, trata-se de “uma evolução da imagem atual, não uma revolução, que pretende modernizar a marca, garantir a consistência com o seu tom de comunicação e aumentar destaque em ponto de venda”.
O comunicado assume ainda que a nova imagem “procura preservar o estilo clássico e tradicional de Velhotes sem descurar uma roupagem mais contemporânea, que confere à marca o estatuto de um autêntico ‘vintage moderno’”.
A conceção ficou a cargo da agência Lola-normajean, que introduziu detalhes gráficos, como arabescos e molduras, ilustrações detalhadas, texturas amplas e uma vasta paleta cromática no novo rótulo.
O logo de Velhotes perde as sombras e torna-se mais leve e maior, dando destaque aos três homens que figuram no centro de todas as garrafas.
Além do rótulo, destaque para as barras coloridas na parte inferior das garrafas, usadas para especificar o tipo vinho. Assim, o vermelho cereja está para o Ruby ou o verde está para o Porto Branco, num total de sete referências: Tawny, Ruby, White Lágrima, White, LBV, Special Reserve Tawny e 10 Anos Tawny, sendo que os três últimos pertencem ao segmento mais premium. Nestes, a cor de fundo do rótulo foi alterada para negro de modo a diferenciar a gama.
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