Cada vez mais, as hortas urbanas e comunitárias fazem parte da paisagem das cidades. De acordo com os autores deste “Uma Horta em Casa” (edição Arte Plural) o passo seguinte, muito desejável e perfeitamente atingível, é trazer a horta para dentro dos nossos lares.
Em 248 páginas Isabel de Maria Mourão, engenheira agrónoma e Miguel Maria Brito, arquitecto paisagista, aliam conhecimentos e explicam como é fácil ter uma horta em casa.
Os autores, mãe e filho, ensinam-nos neste manual como cultivar plantas hortícolas, aromáticas e flores comestíveis, à janela, na varanda ou no terraço, em modo de produção biológico.
De acordo com os autores, “ter uma pequena horta em casa, seja num terraço, numa varanda ou simplesmente à janela, fazendo um uso criativo do espaço disponível, contribui, numa pequena mas considerável escala, para combater as alterações climáticas”.
Uma prática que melhora substancialmente a qualidade da alimentação e ajuda a diminuir a despesa familiar e faculta um ambiente saudável e divertido, sublinham os autores.
Em “Uma Horta em Casa” o leitor vai encontrar informação sobre que plantas cultivar (hortícolas, aromáticas e medicinais ou flores comestíveis); o funcionamento do ciclo de vida das plantas; dicas para o cultivo biológico (da sementeira à compostagem e ao tratamento de pragas e doenças).
O livro inclui indicações específicas para o cultivo de mais de 50 plantas, da abóbora aos cogumelos, do alecrim ao tomilho, e da alegria-do-lar à verbena.
“Uma Horta em Casa” chega aos escaparates com o preço de 18,80 euros.
Comentários