Era uma vez a casa do António Carvalhão, onde ele e o João Ferreira cozinhavam ramen (simplificando o que é complexo, chamemos-lhe um caldo asiático com noodles) para um grupo de pessoas que não parava de crescer. A lista chegou quase às duas mil e, no início de 2019, o Ajitama Ramen Bistro abriu portas no número 36 da Avenida Duque de Loulé, em Lisboa.

Agora, com a chegada da estação mais quente do ano, o restaurante tem seis novidades, três delas não estão ligadas à carta. A primeira é que agora o Ajitama Ramen Bistro funciona também em horário de almoço, concretamente de terça-feira a sábado, entre as 12h00 e as 15h00. A outra novidade, fora da ementa, é a possibilidade de efetuar reservas, que podem ser feitas através da página do restaurante no Zomato. Acrescente-se que o restaurante tem mais lugares (e aqui completamos o primeiro trio de novidades), concretamente mais nove ao balcão, com vista para a rua.

Em termos de menu, o Ajitama Ramen Bistro tem três pratos novos de sabor nipónico. Mais frescos, para acompanhar as temperaturas do verão.

Imperial japonesa, caril nipónico e ramen frio, entre as novidades no Ajitama Ramen Bistro

Nas novidades, o Hiyashi Chuka (12,50 euros), uma edição limitada de ramen para o verão. Como em qualquer ramen, começa tudo no caldo, que, em vez de ser servido fumegante é, nesta opção, um molho caseiro, servido frio, mas que mantém a função de ser o fio condutor dos condimentos do prato.

E, como em qualquer ramen, também há noodles que, neste caso, também são servidos frios. A acompanhar há um leque de toppings frescos: Peito de frango fatiado, delícias do mar, kinshi tamago (uma omelete de ovo cortada finamente), pepino, tomate, cebola frita e, claro, o incontornável ovo com a gema mal cozida.

Gyudon (12,00 euros), um dos pratos mais apreciados pelos japoneses, é outra das novidades. Nesta opção, servida numa taça, assentam, sobre uma base de arroz japonês, fatias, muito finas, de carne de vaca marmoreada, cebola em marinada caseira, ovo, negi (cebolo) e beni shoga (pickle de gengibre).

 António Carvalhão, onde ele e o João Ferreira
António Carvalhão e o João Ferreira.

A última das novidades é um Caril Japonês (12,00 euros). Também um dos pratos mais populares no Japão e naturalmente diferente do caril indiano, nesta opção há frango e vegetais cortados com a técnica rangiri (que se distingue por um corte num ângulo de 70º graus) acompanhados de arroz japonês e ovo.

Ajitama Ramen Bistro

Avenida Duque Loulé, nº 36, Lisboa
Contacto: Tel. 213 540 920

Os três novos pratos acompanham com a lista única de cocktails do restaurante (um Dry Wasabi Martini ou um Mojichu ), ou com outra das novidades: Uma cerveja japonesa, da marca Asahi, em formato imperial.

O restaurante disponibiliza agora um conjunto de livros do género Manga. Juntam-se às mini-máquinas de arcade, onde já era possível jogar, por exemplo, Pacman.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.