Para tal, a APCOI está a desenvolver em várias escolas do país, o projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável".

Assim, até 10 de fevereiro de 2012, os professores das escolas inscritas expõem na sala de aula o “Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta”. Sempre que um aluno trouxer uma peça de fruta para comer ao lanche deverá assinalar junto ao seu nome mais uma estrela de «Herói da Fruta» como forma de recompensa imediata pelo comportamento correto.

Paralelamente, as turmas participantes terão ainda um desafio de grupo: inventar uma letra para o «Hino da Fruta» cuja base musical será fornecida ao professor e enviar um vídeo criativo com os alunos a cantá-lo. Os vídeos estarão disponíveis para votação do público até dia 3 de março de 2012. Os 20 «Hinos da Fruta» mais votados serão analisados pelo júri que escolherá os três vencedores.

Todos os jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo, públicas ou privadas, que se inscreverem para participar no projeto, habilitam-se a receber, caso sejam uma das três escolas vencedoras «O Dia dos Heróis da Fruta na Escola»: uma grande festa promovida pela APCOI que levará aulas de culinária saudável, rastreios nutricionais, atividades desportivas, animadores sócio-culturais e diversas mascotes infantis ao recinto escolar para celebrar a importância da fruta na alimentação diária das crianças. As escolas vencedoras serão visitadas entre março e junho de 2012.

Todos os professores que coordenarem a participação de pelo menos uma turma, terão direito a frequentar gratuitamente um workshop de “Comportamento, Alimentação Infantil e Diagnóstico de Situações de Risco” promovido pela APCOI, a realizar em data e local a confirmar.

O “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável” desenvolveu-se a partir de uma experiência-piloto anterior de âmbito local designada por “A Fruta Nasce Em Casa” realizada entre 2008 e 2010 pela Vitamimos – Centro de Educação Alimentar, sediada em Carcavelos, que é parceira estratégica da APCOI na implementação desta ação a nível nacional.

A APCOI, organização sem fins lucrativos que centra a sua atividade na promoção da saúde das crianças com projetos de prevenção, formação e investigação sobre sedentarismo, má nutrição, obesidade infantil e restantes doenças associadas, pretende com esta iniciativa incentivar o consumo de fruta no lanche escolar nos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.