Ikigai, a expressão japonesa que dá nome a esta série de jantares, traduz-se por “razão de viver”, e corresponde a algo que nos move, que nos faz sair da cama diariamente. De acordo com os japoneses, todos temos um ikigai, algo que realmente nos traz satisfação e nos faz querer saber mais.

Partindo deste princípio, o Avenida SushiCafé, na capital, recebe um ciclo de quatro jantares com um convite: Descobrir e partilhar a cozinha japonesa, pela mão de alguns dos melhores profissionais de cozinha japonesa em Portugal.

Isa Pires, do restaurante Mizu Teppanyaki, no VILA VITA Parc, em Portimão, é a primeira convidada, a 24 de setembro, num jantar com “Cozinha japonesa contemporânea: o combate entre o moderno e o vanguardista” como premissa.

japoneses
Saké Bomb créditos: Andreia Mayer

Uma noite que conta, ainda, com Kozue Morimoto, chefe de pasteleira do restaurante À Terra, no Santiago Hotel (Santiago do Cacém), que preparará os dois últimos momentos do menu, com referências orientais que lhe são muito familiares.

As portas do restaurante abrem às 19h30 (em exclusivo para este jantar), e as boas-vindas são logo dadas em japonês com o gin Etsu, um destilado muito floral.

Depois, desfila o menu em que os três pratos do cozinheiro anfitrião e os três do convidado são exclusivamente criados a pensar neste jantar e na ementa que integram, sem grandes possibilidades de serem provados noutro local ou noutro momento. Em cada uma destas noites haverá um tema diferente.

A acompanhar haverá vinhos portugueses, procurando pontes entre o ocidente e o oriente. Quinta do Vallado é o produtor escolhido para harmonizar o menu, com um vinho diferente a cada dois pratos, e um Vinho do Porto para o momento da sobremesa.

Para cada jantar há 40 lugares disponíveis. O jantar orça os 110,00 euros (com bebida incluídas), e as reservas devem ser feitas para e-mail avenida@sushicafe.pt ou para o telefone 914 859 526.

Os Jantares Ikigai irão acontecer entre setembro de 2019 e março de 2020. A cozinha de Daniel Rente estará aberta para receber os cozinheiros que encabeçam alguns dos projetos mais estimulantes no que toca à cozinha japonesa em Portugal atualmente.

Depois de Isa Pires, estão já confirmados como futuras presenças na cozinha do Avenida Fagner Buzinhani, do Go Juu (novembro), e Luís Cardoso, do Soão (janeiro 2020). Em março de 2020, haverá um derradeiro jantar, com um convidado ainda por confirmar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.