Durante três dias são recriados momentos com os saloios do Mercado e personagens típicas da época, como as alcoviteiras, lavadeiras, criadas, amoladores, ardinas, barbeiros, fotógrafos, desportistas, pescadores e polícia. E para reviver o século XIX, não poderia faltar neste Mercado, como o próprio nome indica, a Corte: o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia.

Há ainda uma exposição de carroças de tração animal da época, e com elas burros e galinhas, o que faz deste evento um programa interessante para toda a família e uma verdadeira descoberta para as crianças. Será instalada uma zona de gastronomia especial para o evento.

Ao longo deste fim-de-semana, o Mercado da Corte irá proporcionar aos visitantes alguns momentos de animação. Sábado há Teatro de Robertos às 16h00, Cantares Populares Vox Maris às 19h00 e Grupo de Dança do Ballet 1º de Maio às 21h00. Domingo ouve-se Sons de Cascais às 16h00 e termina o dia com o Grupo de Dança Medieval de Cascais às 19h00.

Durante os três dias estará também a decorrer um pequeno Mercado Saloio, com venda de produtos frescos e tradicionais como frutas, vegetais de produção própria, enchidos, frutos secos e especiarias.

Aliás, o Mercado Saloio, que se mantém hoje em dia o maior motivo de atração do Mercado da Vila, tem nas suas origens o antigo Mercado do Ferro que é este fim-de-semana relembrado. Antigamente, vindos de várias freguesias e concelhos vizinhos, os agricultores e artesãos iam até Cascais vender os seus produtos caseiros como pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros. E assim será também este fim-de-semana.