“É com enorme tristeza que informamos os nossos amigos de que hoje partiu metade da alma do Solar. Hoje choramos com a alegria de saber que contámos com ele ao nosso lado até ao fim e que uma grande parte do senhor Evaristo ficará para sempre na mesa do canto, a olhar por todos nós. Morreu o Evaristo de Monção, o Evaristo do Solar, o Evaristo da Graça, o Evaristo do Lila. Morreu o Evaristo, um amigo vosso, que viveu para vos servir. O Solar estará encerrado hoje à noite e amanhã. O velório acontecerá na Igreja de São José, às 19h00 de hoje e a missa decorrerá amanhã [21 de dezembro] às 11h00. O corpo seguirá depois para Monção”, podemos ler na página de Facebook do Solar dos Presuntos.

Uma nota de pesar que recorda o homem que, nas últimas décadas, liderou os destinos da casa nascida em outubro de 1974, nos alvores da democracia portuguesa. Recorde-se que Evaristo Cardoso celebrara o octogésimo aniversário em fevereiro último, momento em que recebeu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a comenda da Ordem do Mérito Empresarial e Comercial.

Há muito que o Solar dos Presuntos afirma o seu manifesto apoiado em palavras como “afeto” e “cortesia”. No site de apresentação do restaurante lemos: “comer bem e bom pertence à categoria dos afetos. E os afetos implicam que sejamos corteses, afáveis e calorosos. Eis porque quem entra nesta Casa, entra na sua Casa. Ao longo de mais de um quarto de século caprichámos em apresentar (com uma qualidade reconhecida pelos melhores especialistas nacionais e estrangeiros) uma série de pratos que constituem autênticas especialidades de uma das mais antigas cozinhas portuguesas. Escritores, jornalistas, políticos, atores, futebolistas, empresários, arquitetos, engenheiros - gente famosa, mas, sobretudo, gente de bem, tem honrado o Solar dos Presuntos com a sua presença e o seu estímulo”.

Recorde-se que em 2013 chegou aos escaparates nacionais o livro A Graça do Evaristo – Uma vida no Solar dos Presuntos, com autoria de Jorge Marques. "Este livro conta a história do casal Graça e Evaristo Cardoso e, como não podia deixar de ser, do Solar dos Presuntos. Curiosamente, logo a seguir às Bodas de Ouro do casal (13 de outubro de 2013), o restaurante entra no seu quadragésimo ano de funcionamento - Motivo para dupla comemoração, portanto”, relata-nos a sinopse do livro, um conjunto de histórias, imagens, factos, datas, distinções, receitas e depoimentos