Até 30 de junho a Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH), sediada em São Miguel, nas Portas do Mar, Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores, acolhe uma dezena de jantares que, de acordo com a organização, prometem ser momentos “inesquecíveis”.

Argumentos não faltarão à mesa nesta 10 Fest Açores. A iniciativa conta com a participação de uma dezena de nomes sonantes do panorama gastronómico nacional e internacional. Jantares que decorrerão no Restaurante Anfiteatro. As reservas podem ser feitas aqui. 

Ouriço-do-Mar, o nosso “caviar” do litoral português
Ouriço-do-Mar, o nosso “caviar” do litoral português
Ver artigo

Formandos da (EFTH) e os chefes participantes (calendário de jantares aqui)  irão celebrar com o público a riqueza gastronómica das nove ilhas. Um elenco na cozinha que convida nomes como Jessica Carreira e David Costa (Adega, San José, California), Justa Nobre (O Nobre, O Nobre Estoril, À Justa, Lisboa), Roberto Sihuay (Ceviche 103, La Turuleka, Nikkei 103, Barcelona), Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa), Nuno Mendes (Chiltern Firehouse, Taberna do Mercado, Londres) e Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante).

Entretanto, a 30 de junho, o 10 Fest encerra com um after party, onde terão destaque os cocktails que serão dados a conhecer ao público e que foram pensados e trabalhados pelos chefes, durante o ano letivo, com os formandos de mesa e bar da EFTH.

“Tirar partido dos produtos açorianos e explorar as suas potencialidades, tendo em conta o receituário tradicional é o lema e a inspiração. A EFTH pretende continuar a liderar um movimento de atualização da cozinha açoriana, que sirva de motivação às empresas, aos profissionais e aos jovens, apostando sempre na inovação”, afirma a diretora da EFTH, Graça Teixeira.

Este encontro açoriano é uma organização da A NNC (Nuno Nobre Consultoria Lda),, empresa fundada em 2006 por Nuno Nobre, atualmente representada em dois países: Portugal e Espanha. Uma entidade com trabalho centrado, principalmente, nas indústrias culturais, gastronomia e viagens, incluindo investigação sobre a história da alimentação e novas tendências para o turismo.

Os jantares orçam os 69,00 euros por pessoa.