Planeie

Ao fim de semana, quando tem mais tempo, aponte num caderno um roteiro de refeições, ao dia, para a semana seguinte (almoço/jantar).

Depois, preveja as ementas e a possibilidade de confecionar pratos, ainda durante o fim de semana, que lhe sirvam diversas refeições (ex. uma carne com esparguete, uma sopa; um carne assada que, inclusivamente poderá ser, mais tarde, aproveitada para um empadão).

Descongele comida num recipiente de alumínio. Descasque gengibre com uma colher. Dicas para descomplicar
Descongele comida num recipiente de alumínio. Descasque gengibre com uma colher. Dicas para descomplicar
Ver artigo

Pode no mesmo caderno apontar a preparação das receitas. Verá que, mais tarde, poderá ser um aliado quando falta a inspiração.

Simplifique

Ao planear não pense refeições que envolvam muitos ingredientes, grandes elaborações culinárias ou excessivo tempo de confeção. Por exemplo, um assado no forno é aliado do seu tempo. Por norma são preparos simples (ex. carne assada) e poupam-lhe tempo, pois enquanto a refeição cozinha pode efetuar outras atividades domésticas.

Compre antecipadamente

Tendo em conta a ementa selecionada, preveja os ingredientes necessários e compre no mercado ou supermercado de acordo com as necessidades. Poupará alguns euros, pois adquire por associação às refeições já estipuladas. Evita, ainda, as corridas durante a semana ao supermercado para comprar, por exemplo, um pacote de massa ou de arroz, ou mesmo o pão (este pode ser previamente fatiado e congelado, bastando retirar as doses necessárias para o dia do consumo).

Congele

Alimentos já confecionados, separados em doses individuais ou familiares. Basta, depois, descongelar, aquecer e servir. Por outro lado pode congelar, por exemplo, inúmeros vegetais crus, acondicionados em pequenas porções (ex. cenoura, pimento, cebola, tomate, alho-francês, brócolos, etc.), mesmo algumas ervas aromáticas (ex. salsa, coentros).

Cascas, sementes, bananas maduras. Não deite no lixo, enriqueça os cozinhados
Cascas, sementes, bananas maduras. Não deite no lixo, enriqueça os cozinhados
Ver artigo

Prepare com antecedência

Por exemplo, se for amigo das saladas pode deixá-las prontas a consumir no final do dia. Desta forma: num recipiente fundo verta o molho que vai servir a salada. Sobre este molho acondicione os vegetais mais firmes, como a cenoura, o rabanete, o pepino, a curgete. Sobre estes coloque as folhas (ex. alface, rúcula). Cubra com um pano humedecido em água para gerar humidade e leve ao frigorífico. Na hora de servir, retire do frio e envolva todos os ingredientes. Pode nesta altura juntar, os componentes secos, ex. nozes, pinhões.

Aqueça no micro-ondas

Nem todas as refeições da semana precisam de congelação. A sopa mantém-se vários dias dento de uma marmita nos tabuleiros superiores do frigorífico. Basta, na hora de servir, transferir para o prato e aquecer no microondas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.