Não é a primeira vez que o chef Ljubomir Stanisic cozinha na ilha da Madeira - já o tinha feito em 2015, no âmbito do programa “Rota das Estrelas”, a convite do chef Benoît Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro. No entanto, esta será a primeira vez que o chef leva consigo para o Funchal a estrutura 100 Maneiras, para um evento organizado pelo Castanheiro Boutique Hotel (Rua do Castanheiro, n.º 31, Funchal), a acontecer dia 19 de Julho de 2024.

"À Mesa no Castanheiro, Chef Maurício Gonçalves convida…” é o nome do projeto responsável pela viagem do 100 Maneiras até ao restaurante Tipografia. Mais que uma reprodução do que se faz em Lisboa, o objetivo é que Ljubomir Stanisic e Manuel Maldonado, chef executivo do grupo 100 Maneiras, mergulhem também nas tradições e produtos da ilha, concebendo um menu único que combina essas origens com a abordagem irreverente e ousada que é marca do grupo 100 Maneiras.

100 Maneiras
Fabrice Demouline

Exemplo disso é o “Bem-vindos à Bósnia”, o primeiro momento de todos os menus degustação servidos no restaurante (uma estrela Michelin) em Lisboa e que, aqui, se apresenta com inspiração madeirense, juntando na mesma mesa especialidades de leste como pão “rosa”, ajvar, kajmak, pasteta e stelja mas também “manteiga” de lapas. "Feel the Beet” (beterraba fumada e em pickle, com emulsão de aneto), “Black Hole” (choco, cenoura, chalotas, pimento vermelho e achiote), “Charuto de Sarajevo” (espuma de batata, pão de chá fumado e “tabaco” duvan čvarci) e “Salada Mista” (anchovas, trufa, parmesão e pó de framboesas) são pratos que viajam do menu do 100 para o Castanheiro, mais ou menos transformados, deixando que quem se senta às mesas do Funchal nessa noite possa também viajar até ao número 39 da Rua do Teixeira, no Bairro Alto, em Lisboa.

100 maneiras
Fabrice Demouline

Para além destes, haverá também pratos criados especialmente para a data, usando os produtos locais, como “Crab My Curry”, com “jacas” (pequenos caranguejos) e caril, “Terra à Vista”, com o peixe pescado pelos chefes na Madeira - assim ajude São Pedro, santo padroeiro dos pescadores -, acompanhado de espinafres e dashi, “Miss Piggy”, porchetta de leitão, topinambur, pimento vermelho e batata trufada, e “Santo Queijo”, uma espuma de requeijão do Santo da Serra e pitangas.

A acompanhar este jantar, uma harmonização de vinhos escolhidos por Nuno Faria (um dos sócios do grupo 100 Maneiras e responsável pela área das bebidas) e António Maçanita, ambos à frente do projeto Companhia de Vinhos dos Profetas e dos Villões, que produz vinhos em Porto Santo e na Madeira.

Para além das referências deste projeto, a harmonização faz-se, também, com os vinhos Mestiço, a nova marca de vinhos lançada por Ljubomir no passado mês de abril, e termina com um late harvest 100 Maneiras: Mais Vale Tarde do que Nunca 2015, produzido em parceria com a Real Companhia Velha, no Douro.

As reservas para o jantar podem fazer-se pelo telefone 291 200 100 ou e-mail info@castanheiroboutiquehotel.com