O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Governo de estar a promover má gestão e desperdício no setor da Saúde ao não contratar enfermeiros e profissionais, levando com isso ao subaproveitamento dos serviços.
Milhares de pessoas recusam-se a institucionalizar os filhos ou os pais doentes, transformando-se em cuidadores informais, um trabalho sem descanso, sem direitos e quase sem apoios estatais, que é feito com pouco dinheiro e muito amor.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinou protocolos de colaboração na área da telemedicina com as Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco e Guarda, nas especialidades de dermatologia e cardiologia, foi hoje anunciado.
Uma investigadora Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) desenvolveu um estudo com crianças e adolescentes para verificar a relação entre uma dieta sem glúten e o desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 1.
O secretário-geral da Fenprof voltou hoje a afirmar que os sindicatos estão "disponíveis para discutir tudo" exceto o "tempo de serviço" dos professores, mostrando-se satisfeitos com a adesão à greve cumprida no dia de hoje.
A chuva e o vento vão continuar a afetar Portugal continental pelo menos até quarta-feira, altura em que se espera uma melhoria e depois novo agravamento no final da semana, segundo a meteorologista Ângela Lourenço.
Um caso de sarampo num profissional de saúde num hospital da Suécia, registado no final do ano passado, levou a que dezenas de recém-nascidos tivessem recebido profilaxia pós-exposição.
Mais de mil casos de sarampo foram registados só em janeiro deste ano em 15 países europeus, com a Grécia e a França a reportarem um aumento significativo de infetados, segundo dados do Centro Europeu do Controlo de Doenças.
A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que poderá haver novos casos de sarampo, depois de terem sido confirmados 21 doentes na quinta-feira, apesar de "não haver indício de que [o vírus] esteja descontrolado".
A Ordem dos Enfermeiros recusa admitir qualquer requisito de entrada na profissão que passe pelo esquema vacinal, mas diz-se disponível para campanhas alargadas de vacinação e para discutir o investimento nos cuidados primários de saúde.
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis), no Porto, foram distinguidos com uma bolsa de cinco mil euros para verificar se a cerveja sem álcool pode reduzir a resistência à insulina em pacientes com diabetes.
O bastonário dos Médicos admite que possa vir a ser obrigatório para os profissionais que trabalhem em unidades de saúde estarem vacinados, mas lamenta que o Ministério não tenha avançado com uma campanha nacional de vacinação.
Em Viana do Castelo, os pais ouvidos pela Lusa à porta de três estabelecimentos de ensino disseram concordar com a luta dos professores, mas admitiram "transtornos" de ordem pessoal por causa da solução a dar aos filhos.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai assinalar, esta terça-feira, o Dia Mundial da Saúde Oral com a distribuição de 300 kits no centro de saúde de São Miguel da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.
Na Escola Secundária de São Pedro, na cidade de Vila Real, o cenário era hoje de aulas e de greve dos professores, com alguns alunos a aproveitarem para sair do estabelecimento para descontrair enquanto outros estavam em testes.
A Escola EB 2,3 e Secundária Clara de Resende, localizadas na zona do Bessa, no Porto, está hoje encerrada devido à greve dos professores e à manifestação nacional de trabalhadores da administração Pública, que se realiza em Lisboa.
Os profissionais de saúde são o único grupo a quem são recomendadas duas doses de vacina contra o sarampo, independentemente da sua idade, segundo uma norma da Direção Geral da Saúde (DGS), atualizada a propósito do surto atual.
Na maior escola de Bragança, a Emídio Garcia, a manhã de hoje, dia de greve de professores na região do norte e Açores, começou com uma presença anormal de estudantes no espaço comum da entrada.
Os administradores hospitalares defendem um consenso alargado com as ordens e sindicatos dos profissionais de saúde para uma campanha pelo cumprimento do Programa Nacional de Vacinação, mas admitem que, se não resultar, os hospitais podem tomar outras medidas.
O maior risco à qualidade do sono "é a falta de respeito que há" por ele em Portugal, alerta a Associação Portuguesa do Sono, considerando que é necessário combater "uma cultura enraizada" na população de dormir pouco e sem regra.
Escolas encerradas ou a “meio gás”, com uma adesão dos professores à greve de 60% a 70%, é o balanço provisório dos sindicatos para a greve dos professores repartida por quatro dias que chega hoje ao fim.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que o parlamento não tem mandato para legislar sobre a eutanásia, porque, à exceção do PAN, os partidos excluíram o tema dos seus programas eleitorais.
O PSD questionou hoje diretamente o primeiro-ministro se considera que existe uma “má gestão” no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e apontou uma “quebra de solidariedade governamental” entre os ministros das Finanças e da Saúde.
A deputada do CDS-PP e médica especialista em cuidados paliativos Isabel Galriça Neto extrapolou o número de mortes por eutanásia na Holanda para calcular que em Portugal morreriam 4.500 pessoas anualmente.