O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje a criação do Espaço Cidadão - Profissional para agilizar o atendimento aos seus profissionais e assegurar melhores condições de acolhimento e integração dos colaboradores.
Sensores colocados na pele poderão avisar sobre problemas de saúde, sugerir o melhor exercício físico ou ajudar soldados em situação de guerra, uma tecnologia que já está a ser comercializada na Europa.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove a partir de quarta-feira um rastreio de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) para realizar um estudo sobre os micro-organismos responsáveis pelas infeções.
O programa regional de saúde oral permitiu a realização de 118 mil consultas em três anos nos centros de saúde e nos hospitais açorianos, anunciou hoje o secretário regional com a tutela da Saúde.
Os restos das uvas utilizadas na produção de vinho podem ser usados como conservantes alimentares, fertilizantes ou cosméticos em vez de serem fonte de poluição da água, defendem investigadores reunidos nos Estados Unidos.
O ‘stock’ de vacinas de sarampo existente em Portugal é "mais do que suficiente" para as necessidades, quer da população em geral quer dos profissionais de saúde, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
Todos os 55 agrupamentos de centros de saúde do país vão ter pelo menos um médico dentista em 2019, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo.
Portugal atingiu no ano passado o segundo lugar na lista mundial de países com mais órgãos de dadores falecidos, anunciou hoje o presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
O número de novos casos de sarampo está a ficar estável e as autoridades de saúde admitem que o surto da doença, ocorrido na região norte, poderá estar em fase de transição sem novos ciclos infecciosos.
O PSD apresentou no parlamento um projeto que recomenda ao Governo a contratação médicos, para acabar com "a situação de caos" no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), disse hoje à Lusa o deputado Simão Ribeiro.
O Governo determinou hoje a constituição de um grupo de trabalho para a preparação e lançamento, num prazo de seis meses, do concurso público internacional do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.
A Câmara do Porto está a “estudar” com o Governo a possibilidade de transferir os alunos da Escola do Bom Sucesso, enquanto esta estiver em obras, para a do Infante D. Henrique, adiantou o vereador da Educação.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou a vacinação contra o sarampo a alguns dos seus profissionais, uma medida que vai ter continuidade na terça-feira, foi hoje anunciado.
A taxa de cobertura vacinal contra o sarampo, com duas doses, atingiu um valor igual ou superior aos 98%, em pessoas nascidas entre 1999 e 2009 na região Norte, tendo descido ligeiramente para as nascidas em 2011 (97,4%).
O número de casos de sarampo confirmados em Portugal subiu para 53, de um total de 145 situações suspeitas, anunciou a Direção-Geral de Saúde (DGS) ontem à noite.
O ministro da Saúde disse que terá mais tempo para negociar com os sindicatos dos médicos, num comentário à greve nacional que as duas principais estruturas convocaram para maio, optando uma por desistir da paralisação em abril.
O bastonário dos Médicos afirmou que a maioria dos profissionais de saúde infetados com sarampo tinha vacina, alguns deles uma dose apenas e outros tinham mesmo as duas doses.
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que os profissionais têm cada vez mais razões para fazer greve e estimou uma forte adesão à paralisação prevista para maio.
O ministro da Saúde afirmou hoje que “não há motivo para preocupação” em relação ao surto de sarampo detetado na semana passada no porto e com 42 doentes confirmados até agora.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) informou hoje que deram entrada neste hospital desde sábado sete doentes com suspeita de sarampo, mas apontou que todos tiveram já alta clínica.
A primavera chega na terça-feira ao hemisfério norte, pelas 16:15, e nos primeiros dias traz consigo sol, vento por vezes forte e frio, com temperaturas mínimas negativas em algumas regiões, “abaixo do que é normal para a época”.
Os dois sindicatos médicos - FNAM e SIM - decidiram hoje convocar uma greve nacional conjunta para os dias 8, 9 e 10 de maio. Entre as reivindicações dos sindicatos está a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição do número de horas semanais de serviço de urgência obrigatório.
Escolas do norte e centro do país viveram hoje “um dia anormal”, devido à greve dos trabalhadores das cantinas, com alguns estabelecimentos encerrados e outros sem capacidade para fornecer refeições, segundo dados recolhidos pelos diretores escolares.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) divulgou hoje à agência Lusa que deram entrada neste hospital seis doentes com suspeita de sarampo.