O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) revelou hoje que iniciará na próxima semana o procedimento para readjudicação das obras na Urgência do Hospital de São João da Madeira, após "divergências" com o empreiteiro inicial.
A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução do PAN recomendando ao Governo a promoção de uma campanha nacional de esterilização dos animais de companhia, junto de famílias com dificuldades económicas.
O grupo parlamentar do PSD pediu hoje ao ministro da Saúde que explique se os 22 milhões de euros destinados a obras para a ala pediátrica do S. João, no Porto, foram transferidos para esta unidade hospitalar.
A deputada do PS Catarina Marcelino congratulou-se hoje com a aprovação da lei que possibilita a mudança de género no registo civil, frisando que vai permitir uma vida melhor e mais feliz a muitas crianças e famílias.
O parlamento aprovou hoje um diploma que permite a mudança de género a partir dos 16 anos, sem relatório médico, com votos favoráveis de PS, BE, PEV e PAN, contra de PSD e CDS-PP e abstenção do PCP.
O Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) vai passar a colher, analisar, processar, criopreservar e armazenar os produtos para transplante dos doentes do Centro Clínico Champalimaud.
O Hospital de São João da Madeira sujeitou hoje a cirurgia o utente 35.000 do seu bloco de ambulatório, reservado para intervenções que envolvem menos de 24 horas de internamento e habitualmente permitem alta médica no próprio dia.
O número de casos confirmados de sarampo subiu para 108, mais um caso em relação a quinta-feira, havendo 18 situações ainda em investigação pelas autoridades, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Oito doentes encontram-se em isolamento num serviço de Medicina do hospital de Viseu por estarem colonizados com a bactéria multirresistente KPC. "O surto está controlado”, garante o diretor clínico, Cílio Correia. Mulher de 96 anos não resistiu.
Profissionais de saúde cumprem hoje a quarta “sexta-feira negra”, um movimento espontâneo de cidadania que “rejeita ser cúmplice da destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, segundo o médico Filipe Froes, um dos pioneiros da iniciativa.
O hospital de Viana do Castelo vai ser alvo de obras de mais de 3,2 milhões de euros, a partir de julho e até dezembro de 2019, para "obter ganhos de eficiência energética", informaram hoje os responsáveis daquela estrutura.
Nove hospitais públicos portugueses vão iniciar um projeto piloto para reduzir o número de transfusões de sangue, uma medida que se fosse aplicada a nível nacional diminuía para metade as transfusões, segundo peritos.
Mais 5.000 pessoas assinaram uma petição dirigida ao presidente da Assembleia da República a pedir legislação que defenda os direitos das pessoas com capacidade diminuída.
Os trabalhadores do setor público da Saúde vão estar em greve nos dias 02 e 03 de maio, segundo um pré-aviso entregue hoje pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas alerta que 40% dos cuidados de fisioterapia estão a ser prestados por profissionais não habilitados e defende a necessidade de uma ordem profissional para combater os abusos e “usar melhor os dinheiros públicos”.
Um estudo internacional concluiu que os adultos não devem beber em média mais do que uma bebida alcoólica por dia, o que significa que as recomendações de muitos países podem ser brandas, noticiou na quinta-feira a AP.
Um projeto de investigação europeu, liderado pelo INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pretende criar "alimentos funcionais" que melhorarem os níveis de diabetes tipo 2 e a capacidade cognitiva de idosos, anunciou hoje aquela instituição.
Um novo estudo sobre a origem da batata-doce situa-a antes do aparecimento dos humanos, levantando dúvidas sobre a existência de contactos pré-europeus entre a Polinésia e o continente americano.
As farmácias devem começar a realizar testes rápidos de rastreio ao VIH/sida e hepatites B e C a partir do verão, após um processo de formação aos profissionais, segundo estimou hoje a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.
A Federação das Associações de Pais (Confap) alertou hoje para eventuais injustiças nas novas regras das matrículas, ao não prever casos como os dos avós que vivem perto das escolas e se assumem como encarregados de educação.
O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse hoje, em Fátima, que existe muita coisa a fazer "antes ou em vez" de um eventual referendo ou aprovação de legislação sobre a aplicação da eutanásia em Portugal.
As novas regras das matrículas relacionadas com as moradas dos encarregados de educação aplicam-se aos alunos que entram para o pré-escolar e 1.º ciclo ou que mudam de ciclo ou escola, não afetando quem já tem irmãos no estabelecimento de ensino.
O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, confirmou hoje que haverá disciplina de voto na bancada social-democrata no diploma que prevê a mudança de género aos 16 anos sem relatório médico.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que o surto de sarampo está "em fase de controlo", mas não controlado, porque "há pessoas em período de incubação".