Cultive-se com conhecimento. Leia o Conselhetório, parceiro de saúde e lifestyle do SAPO Lifestyle! Contacte-nos através do seguinte e-mail: conselhetorio@sapo.pt
Os provérbios resultam da sabedoria popular, e quem nunca ouviu dizer que mais vale prevenir do que remediar?
No que toca à cárie dentária, prevenir é mesmo o melhor. Tome nota dos conselhos do médico dentista José Afonso Teixeira.
A saúde oral é fundamental para uma boa saúde geral, como tal é essencial que exista uma rotina diária de cuidados de higiene oral. Segundo o mais recente barómetro de saúde oral publicado pela Ordem dos Médicos Dentistas em 2021, 76,2% dos portugueses refere escovar os dentes, no entanto apenas 7,5
A saúde é o bem mais apreciado das pessoas, já que a sua ausência tem um enorme impacto na qualidade de vida. É imprescindível cuidarmos dela, e a prevenção é a melhor ferramenta. Siga os conselhos do médico António Pedro Leite.
A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é caracterizada como um desconforto ou dor crónica na cavidade oral, sem que exista nenhuma lesão causal identificável.
A estimulação anal continua a ser um enorme tabu na sexualidade masculina. Nos homens subsiste o medo de serem vistos como homossexuais pelas parceiras ou até que a prática interfira na sua masculinidade. Por isso, tenha em consideração alguns conselhos na hora de abordar o tema com o seu companheir
De realização simples (feito através da saliva), o teste de suscetibilidade genética vai permitir a uma equipa multidisciplinar estudar o resultado (o livro de instruções pessoal) e desenhar um plano com medidas de saúde preventivas.
O desconhecimento da importância da saúde da fáscia plantar pode dar origem a complicações como problemas nos pés, joelhos, quadril e até mesmo coluna vertebral. As explicações são da podologista Fátima Carvalho.
Conheça 5 factos fundamentais sobre as enxaquecas que todos deveriam conhecer, em particular quem vive com esta condição, de forma a combatê-la e tratá-la com mais eficácia.
É cada vez mais comum a procura por um corpo “esteticamente perfeito”. Nessa luta, várias pessoas testam dietas ou regimes alimentares na esperança de atingir um novo nível de desempenho físico. É a proteína uma aliada? As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
Além das baixas temperaturas, o inverno traz consigo dias de chuva e de vento que obrigam a precauções redobradas. Sobretudo nesta altura do ano, e por ser esta a nossa principal barreira protetora à ação dos agentes de agressão externos, os cuidados a ter com a pele devem ser diários, de forma a pr
A pornografia de vingança consiste em expor na internet fotografias ou vídeos íntimos de outra pessoa, sem que esta tenha disso conhecimento ou dê o seu consentimento. Os danos deste ato são habitualmente elevados.
A depressão afetiva sazonal, tal como o nome indica, surge devido à mudança de estação e de condições ambientais, afetando maioritariamente os países do hemisfério norte. Um artigo da psicóloga clínica Sara Cruz.
Trabalhar ao lado de um frigorífico e, ao mesmo tempo, não poder sair de casa, veio dificultar quem tinha um cuidado diário com a sua alimentação e com o seu corpo. Um artigo da nutricionista Cátia Coelho.
Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a cerca de 10 a 15% do seu corpo? As explicações são das nutricionistas Ana Dinis e Carla Correia.
A alimentação tem impacto social e é influenciada pelos hábitos, que foram passados de geração em geração e, ainda, pelas novas realidades sociais, na qual o tema da sustentabilidade é realmente importante.
Um artigo de opinião da advogada Ana Leonor Marciano, especialista em Direitos Humanos, violência de género, violência doméstica, Direitos das crianças.
A causa da endometriose ainda não é totalmente conhecida mas envolverá fatores genéticos e imunológicos complexos. As explicações são do médico Pedro Conde, especialista em Ginecologia-Obstetrícia.
Maria Ana Sobral, médica especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Sintra, explica-nos as principais diferenças entre intoxicação alimentar e toxinfeção alimentar.
Tendo em conta que uma hemorragia pode ser capilar, venosa ou arterial (sangue sai em jato), equacione a forma mais adequada que permita o controlo da hemorragia.