Foi apresentado com pompa e circunstância há duas semanas em Tóquio no Japão e promete tornar-se rapidamente numa peça de coleção. O padrão camuflado, a cabeça de um símio no ponteiro das horas e o mapa-múndi no mostrador distinguem o Swatch Big Bold Bape The World, um dos seis novos relógios da coleção exclusiva de edição limitada Swatch x A Bathing Ape, dos restantes modelos Swatch Big Bold.

O que também diferencia o novo relógio dos restantes é, além do design distinto, a sua exclusividade. Em Portugal, o Swatch Big Bold Bape The World, o único dos seis novos modelos que estará disponível no mercado nacional, vai estar apenas à venda online e em duas das lojas físicas da marca, no centro comercial Colombo em Lisboa e no centro comercial NorteShopping na Senhora da Hora, nos arredores do Porto.

30 relógios para receber a hora de verão
30 relógios para receber a hora de verão
Ver artigo

Apesar de existirem 19.930 cópias espalhadas pelo mundo, por cá vai estar disponível "uma quantidade muito reduzida", assumiu fonte da marca sem avançar, contudo, um número exato. Vai custar 135 € mas estima-se que esgote em menos de 24 horas. Para desenvolver este modelo, a Swatch juntou-se à japonesa A Bathing Ape, também conhecida como Bape, assim batizada pelo designer de moda japonês Nigo, em homenagem ao filme "Planeta dos macacos", realizado pelo norte-americano Franklin J. Schaffner em 1968.

Swatch x A Bathing Ape é o nome da coleção cápsula de edição limitada, que pode ficar a conhecer na galeria de imagens que se segue. Os novos modelos mantêm as características que definem a linha Swatch Big Bold, recém-chegada às lojas. Além do mostrador de grandes dimensões (47 milímetros) com gravações em 3D protegidas por um vidro ligeiramente curvado, integra uma bracelete larga e uma inovação.

A coroa, o botão lateral que serve para regular os ponteiros, foi posicionado às duas horas, em vez das habituais três, para assegurar um maior conforto no pulso e a fivela também apresenta mais furos para se adaptar facilmente aos pulsos mais finos. Além do modelo que estará disponível em Portugal, a coleção Swatch x A Bathing Ape inclui mais cinco modelos, inspirados nas cidades preferidas das duas marcas.

Tóquio, Nova Iorque, Londres, Paris e Berna foram as eleitas. À exceção do da capital suíça, limitado a apenas 983 exemplares, foram produzidos 1.993 exemplares dos restantes, em homenagem aos anos de nascimento das duas marcas. A Swatch foi criada em 1983 e a etiqueta de streetwear urbano japonesa 10 anos mais tarde, em 1993. Todos eles estarão apenas à venda nas lojas da cidade que representam.

Exceção feita a Tóquio, capital do Japão, onde se realizou o lançamento mundial desta coleção cápsula, no passado dia 31 de maio. Na manhã seguinte, toda a coleção foi colocada à venda na capital japonesa. Em Gynza, uma das mais luxuosas artérias comerciais de Tóquio, o sucesso foi imediato. A fila de compradores era de tal forma grande que a marca autorizou apenas a compra de um relógio por transação comercial.

Quem quisesse adquirir mais do que um exemplar teria de voltar para a fila e houve quem o fizesse, como comprovámos no local. Já depois do almoço, noutra ponta da cidade, em Shibuya, zona icónica de Tóquio onde se encontra o cruzamento de passadeiras mais movimentado do mundo, encontrámos uma loja Swatch com menor afluência. Nessa altura, o modelo de Tóquio e o de Berna já tinham esgotado.

Foi precisamente no distrito de Shibuya, no bairro de Harajuku, que nasceu em 1993 a marca de streetwear urbano A Bathing Ape. Ainda pouco conhecida na Europa, a etiqueta de moda e acessórios japonesa, muito apreciada por rappers norte-americanos como Pharrell Williams, Jay-Z e Kanye West, conquistou há muito a cultura pop ocidental, convertendo-se num emblema do hip hop na década de 1990.

Texto: Vanda Oliveira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.