Foi apresentado com pompa e circunstância há duas semanas em Tóquio no Japão e promete tornar-se rapidamente numa peça de coleção. O padrão camuflado, a cabeça de um símio no ponteiro das horas e o mapa-múndi no mostrador distinguem o Swatch Big Bold Bape The World, um dos seis novos relógios da coleção exclusiva de edição limitada Swatch x A Bathing Ape, dos restantes modelos Swatch Big Bold.

O que também diferencia o novo relógio dos restantes é, além do design distinto, a sua exclusividade. Em Portugal, o Swatch Big Bold Bape The World, o único dos seis novos modelos que estará disponível no mercado nacional, vai estar apenas à venda online e em duas das lojas físicas da marca, no centro comercial Colombo em Lisboa e no centro comercial NorteShopping na Senhora da Hora, nos arredores do Porto.

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Apesar de existirem 19.930 cópias espalhadas pelo mundo, por cá vai estar disponível "uma quantidade muito reduzida", assumiu fonte da marca sem avançar, contudo, um número exato. Vai custar 135 € mas estima-se que esgote em menos de 24 horas. Para desenvolver este modelo, a Swatch juntou-se à japonesa A Bathing Ape, também conhecida como Bape, assim batizada pelo designer de moda japonês Nigo, em homenagem ao filme "Planeta dos macacos", realizado pelo norte-americano Franklin J. Schaffner em 1968.

Swatch x A Bathing Ape é o nome da coleção cápsula de edição limitada, que pode ficar a conhecer na galeria de imagens que se segue. Os novos modelos mantêm as características que definem a linha Swatch Big Bold, recém-chegada às lojas. Além do mostrador de grandes dimensões (47 milímetros) com gravações em 3D protegidas por um vidro ligeiramente curvado, integra uma bracelete larga e uma inovação.

A coroa, o botão lateral que serve para regular os ponteiros, foi posicionado às duas horas, em vez das habituais três, para assegurar um maior conforto no pulso e a fivela também apresenta mais furos para se adaptar facilmente aos pulsos mais finos. Além do modelo que estará disponível em Portugal, a coleção Swatch x A Bathing Ape inclui mais cinco modelos, inspirados nas cidades preferidas das duas marcas.

Tóquio, Nova Iorque, Londres, Paris e Berna foram as eleitas. À exceção do da capital suíça, limitado a apenas 983 exemplares, foram produzidos 1.993 exemplares dos restantes, em homenagem aos anos de nascimento das duas marcas. A Swatch foi criada em 1983 e a etiqueta de streetwear urbano japonesa 10 anos mais tarde, em 1993. Todos eles estarão apenas à venda nas lojas da cidade que representam.

Exceção feita a Tóquio, capital do Japão, onde se realizou o lançamento mundial desta coleção cápsula, no passado dia 31 de maio. Na manhã seguinte, toda a coleção foi colocada à venda na capital japonesa. Em Gynza, uma das mais luxuosas artérias comerciais de Tóquio, o sucesso foi imediato. A fila de compradores era de tal forma grande que a marca autorizou apenas a compra de um relógio por transação comercial.

Quem quisesse adquirir mais do que um exemplar teria de voltar para a fila e houve quem o fizesse, como comprovámos no local. Já depois do almoço, noutra ponta da cidade, em Shibuya, zona icónica de Tóquio onde se encontra o cruzamento de passadeiras mais movimentado do mundo, encontrámos uma loja Swatch com menor afluência. Nessa altura, o modelo de Tóquio e o de Berna já tinham esgotado.

Foi precisamente no distrito de Shibuya, no bairro de Harajuku, que nasceu em 1993 a marca de streetwear urbano A Bathing Ape. Ainda pouco conhecida na Europa, a etiqueta de moda e acessórios japonesa, muito apreciada por rappers norte-americanos como Pharrell Williams, Jay-Z e Kanye West, conquistou há muito a cultura pop ocidental, convertendo-se num emblema do hip hop na década de 1990.

Texto: Vanda Oliveira