
Depois da saída de Demna Gvasalia, que em março de 2025 colocou um ponto final num legado de 10 anos, a Balenciaga acaba de anunciar o seu novo diretor criativo.
O italiano Pierpaolo Picciolo foi o nome escolhido para assumir as rédeas da marca de luxo espanhola fundada em 1917 por Cristóbal Balenciaga. A novidade foi anunciada esta segunda-feira nas redes sociais pelo grupo Kering que descreve o recém-chegado como "um talentoso e respeitado designer, e um mestre de Haute Couture."
Com esta contratação, o conglomerado de luxo, que detém marcas de moda como Gucci, Yves Saint Laurent e Bottega Veneta, espera que Picciolo "traga a sua visão criativa muito singular e vasta experiência para a Balenciaga, construindo os pontos fortes e sucesso alcançado pela marca ao longo da última década sob a direção criativa de Demna, e em continuidade com o legado de Cristóbal Balenciaga."
Nascido em Roma, Pierpaolo Picciolo formou-se no IED Istituto Europeo di Design e ao longo da sua carreira passou por algumas das mais prestigiadas casas de moda italianas. Depois de uma longa temporada na Fendi, em 1999 juntou-se à Valentino inicialmente como designer de acessórios. Em 2008 foi nomeado diretor criativo da marca ao lado de Maria Grazia Chiuri, uma função que acabou por desempenhar sozinho a partir de 2016 até anunciar a sua saída da maison, em março 2024.
"O que estou a receber é uma marca cheia de oportunidades que é incrivelmente fascinante", começa por dizer Pierpaolo Picciolo no comunicado publicado na sua página oficial de Instagram.
O designer, de 57 anos, considera-se "abençoado, agradecido e honrado" com este novo desafio que vai ter início a 10 de julho. "Isto dá-me oportunidade para dar forma a uma nova versão da maison, adicionando outro capítulo com uma nova história. O meu capítulo da maison da Balenciaga."
Comentários