“O bootcamp é o abrir das cortinas para o mundo que os espera. O objetivo é criar aqui em laboratório situações que depois, quando trabalharem quer em Portugal quer nas principais capitais do mundo, vão encontrar diariamente. Nós temos um conjunto de conhecimentos que lhes vamos passar, de forma muito sintetizada e numa linguagem muito simples, para que possam entender os termos próprios do mercado, qual a atitude certa para serem um modelo saleabale, como têm de se comportar em casting, o que é que os clientes esperam deles em trabalhos de passerelle, fotografia, publicidade ou qual a relação que têm de ter com a agência no que refere à parte do negócio. Portanto há um conjunto de disciplinas complementares que vão formá-los com ferramentas fundamentais para depois conseguirem ter uma boa performance lá fora”, começa por explicar ao SAPO Lifestyle Lido Palma, diretor da Karacter Agency sobre o bootcamp.
Durante o período de formação, os semi-finalistas vão frequentar nove módulos que vão ser fundamentais na sua preparação enquanto modelos. Noções de Mercado, Nutrição e Manutenção Corporal, Técnica de Desfile e Videocasting são alguns dos workshops que vão ser lecionados tanto pelo diretor da Karacter Agency como por professores convidados com grandes currículos no mercado.
“Temos por exemplo a Griffe Hair Style que é uma das melhores equipas de cabelos que faz a Moda Lisboa, a Vogue, a Máxima e os principais editoriais de moda deste país. A Sephora é responsável pela parte da maquilhagem. Depois temos a parte de fotografia, que vai ser o Gonçalo Claro que é um dos melhores fotógrafos de mercado. A Maria João Baginnha que foi uma grande topmodel dos anos 80/90 vem dar-lhes Técnica de Desfile. Depois temos o Pedro Teles da Costa, que é um aficionado do desporto e da nutrição, que lhes vem dar noções de cuidados corporais e nutrição. Depois Técnica de Câmara vai ser dada pelo Filipe Canto e Castro da Quick Cast que também é um grande diretor de casting”, revela Lido Palma que faz questão de frisar que estes cinco dias intensivos não vão ser pera doce.
“Este é um desafio de superarem a sua timidez e medo inicial. Eles são muito novos, têm uma timidez própria da idade do armário e nós vamos sacudi-los”, explica o professor e diretor da agência. “Na parte de expressão dramática e dinâmica de grupo vão aprender a ficar mais seguros, com mais autoestima, com noção daquilo que são e não se deixarem abalar pelos ‘nãos’, porque este é o mundo dos ‘nãos’. Todos nós monitores temos esta grande noção do mercado e vamos construir este lado positivo da personalidade do modelo e da sua autoestima para que ele saia do bootcamp com um ego enorme mas com os pés na terra.”
Para além da formação sobre a futura carreira de modelo, os candidatos vão ter a oportunidade de realizar uma sessão fotográfica de grupo que vai pôr à prova os conhecimentos adquiridos durante este período.
“É um trabalho de grupo mas com uma sessão fotográfica individual. Cada um vai ter o seu momento de ser fotografado em que vamos fazer uma fotografia de cara, uma de corpo inteiro e um vídeo de apresentação”, refere. “É para testar o sumo do resultado do bootcamp e termos um primeiro material de apresentação que vai chegar ao mercado.”
Na altura de escolher os finalistas, existem três critérios que, em conjunto, vão ser avaliados pela agência e professores convidados: a questão da imagem/condição física, a técnica e o lado criativo do modelo.
O desfile final do Model Tour Portugal 2016, que terá lugar em setembro, tem como objetivo apresentar os 20 finalistas do concurso que irão desfilar perante um painel de jurados – das diferentes áreas do mercado – que em articulação com a Karacter irá eleger os dois vencedores.
Clique na galeria de fotos e veja alguns dos momentos do primeiro dia do bootcamp.
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