É apenas sobre uma cor que assenta a base criativa desta nova coleção da estilista Katty Xiomara. O vermelho, num dos seus nomes mais antigos: Vermilion, derivado do latim e do verme com o qual esta cor era inicialmente produzida.

Uma cor deslumbrante e perigosa, a mais antiga com nome próprio e uma das mais duais em termos das emoções que nos provoca: enérgicas, positivas e apaixonantes, ou violentas, explosivas e obcecantes.

O vermelho representa o Deus da Guerra, oferece coragem aos guerreiros e celebra a vitória. Exprime vida, mas também morte, transmite alegria, mas também violência, revela ódio, mas também amor. O vermelho arde e queima, mas também estimula e vibra. É uma cor sem meias medidas, faz-nos sentir bem ou mal de forma profunda.

A coleção mergulha nesses sentimentos através dos contrastes traduzidos em formas e materiais diversos, todos pintados de vermelho.

Uma coleção apresentada com palavras, gestos e sabores, num espaço com história. No Grande Hotel do Porto, esta sexta-feira, 17 de março, às 14h30.

No âmbito da parceria estabelecida com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Katty Xiomara incorporou na temática desta coleção, como ponto de partida, um sinal vermelho, o STOP, no sentido de afirmar a vontade de parar com a sinistralidade nas estradas, parar com a intolerância ao volante, parar com a velocidade excessiva, o álcool e as drogas na condução para dar cada vez mais importância à vida. Zero é o único número aceitável de vítimas na estrada.

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Nascida na Venezuela, no seio de uma família portuguesa, Katty Xiomara mudou-se para Portugal aos 18 anos, instalando-se no Porto. Em 1997, termina o curso de Design de Moda no Citex (hoje Modatex), onde atualmente leciona e faz parte do conselho consultivo da Associação Têxtil Portuguesa (ATP).

Preenche o calendário da semana da moda em Portugal desde 1998. Concilia a evolução da marca com outros projetos, em áreas tão diversas como: vestuário infantil, uniformes, teatro, dança e artes gráficas.

Em 2000, desenha os figurinos para a adaptação da peça La Divina Comedia de Dante Alighieri com a coreografia de Jean Paul Bucchieri, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. No ano seguinte, regista a marca Katty Xiomara e a partir de 2005 aventura-se internacionalmente, participando em diversos desfiles e feiras de moda. A imagem corporativa da marca, elaborada pela sua equipa, foi reconhecida e premiada com o European Design Annual pela revista norte-americana HOW.

No ano de 2004, desenvolve os uniformes para o Casino Figueira e para o novo Hotel Sheraton Porto e refaz o conceito criativo da marca Kispo. Em 2008, elabora o conceito criativo dos novos uniformes para McDonald's Portugal e em 2009 desenha os uniformes da Sonangol Distribuidora. Em 2017, desenvolve os uniformes para a Livraria Lello. No ano seguinte é convidada pela Câmara Municipal de Viseu para criar os uniformes, o merchandising e uma coleção cápsula inspirada no folclore da cidade, com o objetivo de receber o Festival Europeu de Folclore (Europeade). Em 2020 e 2021 faz a curadoria e o design do evento Guimarães Marca Fashion Festival, com o objetivo de promover as marcas e empresas locais. Em 2007, abre a sua loja/atelier, num antigo edifício localizado na emblemática Rua da Boavista, no Porto. E no ano de 2012, é aqui que recebe a visita oficial do Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, no âmbito da visita às indústrias criativas de excelência.

O nome de Katty Xiomara pisa diversas passarelas: Paris, Nova Iorque, Milão e o cenário idílico da ponte fronteiriça entre Portugal e Espanha sobre o rio Minho. Destacando-se a sua presença na Semana da Moda de Nova Iorque entre 2013 e 2017. Em 2014, recebe uma distinção Silver pela International Design Awards in Pret-a-Porter Competition. Em 2015, repete este feito com mais uma distinção Silver e uma menção honrosa pela International Design Awards in Pret-a-Porter Competition.

Em 2018 é convidada pela Sanrio para comemorar os 45 anos da Hello Kitty através de uma coleção apresentada em Milão, e em 2019 lança o livro: REFLEXO – Guia do Bem Investir, com versões em língua portuguesa e inglesa. Faz parte do projeto Uma Voz Moda de Autor, que unifica a voz de 26 designers nacionais.

É uma das vencedoras do prémio OpenMyMed Prize 2020-21 (Maison Mode Méditerranée -MMM). É também uma das 100 vencedoras do 100 Project - com mais de 42.000 designers independentes no NJAL, que ganharam acesso gratuito à principal tecnologia B2B da JOOR.

Na última edição do Fashion Film Festival em 2021, o short film da sua coleção ALMA realizado por Mónica Santos, recebe o prémio de melhor realização, assim como a nomeação para melhor filme de autor. Nomeação que se repete com o short film da sua coleção AURORA realizado pelo Paulo Próspero. De destacar que o filme ALMA arrecadou diversos prémios entre os quais, a escolha do júri no Go Mental! International Short Film Festival e melhor curta no Festival Utopia. O seu trabalho foi publicado em várias edições internacionais como: Design Secrets - Rockport; Boxed and Labeled - Gestalten; Book of the Big Bags, Tags and Labels - Collins; Urban Fashion Flavor – Monsa.