Os ténis Stan Smith fazem 45 anos. Embora este ícone da moda mundial tenha sido retirado das prateleiras em 2012, o modelo clássico da Adidas foi, entretanto, atualizado e relançado no mercado no início de 2014, mantendo, naturalmente, os traços originais. Este modelo de calçado desportivo tem tido um percurso imparável desde a sua estreia nos campos de ténis, seduzindo desportistas e adeptos da moda desportiva.

Embora os primeiros protótipos tenham sido desenvolvidos em 1963, só em 1964 é que começaram a ser produzidos em massa. Em 1965, foram batizados Adidas Robert Haillet, em homenagem ao tenista francês Robert Haillet, mas em 1971 foram rebatizados com o nome de outro desportista. Stan Smith, tenista norte-americano, usava o primeiro modelo de sapatilha em pele Stan Smith quando venceu o US Open de 1971.

O tenista, número um do ranking mundial na altura, voltaria a repetir o feito logo no ano seguinte quando ganhou o torneio de Wimbledon, em Londres, em Inglaterra, em 1972. Em 1973, Stan Smith assinou contrato com a Adidas. O êxito foi imediato. 15 anos depois, em 1988, já tinham sido vendidos 22 milhões de pares. Renovados em 2008, seriam, no entanto, retirados do mercado para regressar, depois, em força no início de 2014.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.