Quer seja porque terminou agora o curso e pretende ingressar no mercado de trabalho ou simplesmente procura uma nova oportunidade profissional, em alguma fase da sua vida já todas as mulheres se depararam com esta dúvida: o que vestir numa entrevista de emprego?

Este é um momento importante, já que vai ser avaliada e todos os detalhes contam. A forma como entra na sala e se senta, como cumprimenta e responde às questões do recrutador, a sua postura corporal, mas também a sua imagem. Afinal, o que pretende é causar uma boa impressão e mostrar que é a pessoa certa para o cargo.

Aliás, sabia que as pessoas formam até 90% da sua opinião ao fim dos primeiros 4 minutos, e que 60% a 80% do impacto que causa é de natureza não verbal?

O primeiro conselho é simplificar, evitando os excessos. A roupa escolhida deve ser discreta, confortável e capaz de proporcionar-lhe toda a confiança, transmitindo uma imagem positiva. Não se esqueça de que as suas escolhas irão refletir-se na sua postura durante a entrevista. Se não sabe como comportar-se numa saia travada e nuns sapatos de salto alto, escolha umas calças e sapatos rasos, ou seja, não use peças que a façam sentir-se insegura ou desconfortável.

Outro aspeto importante a considerar é escolher o que vai usar, em função do dress code da empresa a que se candidata, mas também do cargo a desempenhar. É uma empresa mais conservadora (advocacia, finanças ou banca) ou, pelo contrário, é uma indústria mais criativa (design, publicidade, moda e artes)?

Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal, sóbria e não arrisque. Quanto mais elevado for o cargo a que se candidata, maior será também a necessidade de um conjunto mais formal, como é o caso de peças em tons neutros e de modelos clássicos e estruturados, como o blazer, a camisa e as calças de alfaitaria.

Deixo aqui algumas dicas de estilo para uma entrevista de emprego, mas pode encontrar mais informação no livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo”.

1.Estilo Formal

O que usar numa entrevista de emprego

Este é o código de vestuário mais frequentemente usado em bancos, instituições financeiras ou governamentais, consultoras com clientes corporativos e escritórios de advocacia. O dress code formal é o mais rígido e conservador, sendo valorizado um estilo discreto e sóbrio.

O que vestir: Fato (casaco com calças ou saia, do mesmo tecido e cor) ou as peças em separado. Opte por modelos estruturados, sobretudo de alfaiataria (blazer, calças ou saia de corte clássico); blusas ou camisas com mangas compridas ou a ¾; cores neutras e tons mais escuros; padrões e acessórios de pequena dimensão; sapatos fechados e malas rígidas.

  1. Estilo Semi-Formal
O que usar numa entrevista de emprego

Para quem trabalha em áreas profissionais que não estão em permanente contacto com os clientes e o público, como é o caso das empresas de comunicação, relações públicas, marketing, gestão e farmacêuticas. O dress code business casual ou semi-formal permite que os colaboradores tenham uma maior liberdade na escolha de roupas e de acessórios, assim como nas cores, texturas e estampados, sendo o mais comum nas empresas em Portugal. Porém, nunca deve usar calças de ganga numa entrevista de emprego, já que algumas empresas não permitem o seu uso no local de trabalho.

O que vestir: As formas são mais suaves e fluídas e não tão estruturadas ou rígidas como no estilo formal, como é o caso das blusas e casacos de malha fina, das saias plissadas e das calças chino, que dão um ar elegante e confortável. Por ser casual significa que não precisa de usar um blazer clássico, podendo substituí-lo por um blusão de pele ou colete clássico.

  1. Estilo Criativo
O que usar numa entrevista de emprego

É o dress code mais usual para quem trabalha em áreas como a publicidade, design, artes e moda. O visual pode ser mais colorido e os estampados de maior dimensão, permitindo misturar diferentes materiais e texturas. Neste caso, deve assumir o seu estilo pessoal, mas com moderação, evitando grandes contrastes de cores e de estampados numa entrevista de emprego.  Deixe o seu lado mais extravagante ou os jeans rasgados com t-shirt para outras ocasiões.

O que vestir: O ideal será recorrer a acessórios statement (de grande impacto), como um colar, lenço, óculos de vista, mala e sapatos, em vez de um look total com tendências. Um batom mais vivo nos lábios também é uma boa opção, bem como peças com detalhes e formas diferentes, que mostrem o seu lado mais criativo e moderno.

  1. Maquilhagem Natural
O que usar numa entrevista de emprego

A maquilhagem deve ser sóbria e em tons naturais. Aplique uma base ou um creme com cor do seu tom de pele, para evitar a diferença de cor do rosto para o pescoço e um corrector para disfarçar as marcas e as olheiras. Para dar um ar mais saudável ao rosto, aplique um blush e um pó bronzeador no contorno do rosto. Um lápis de olhos ou sombra e uma máscara de pestanas vão abrir o olhar. Esqueça as sombras coloridas, brilhantes e escuras ou as pestanas postiças, mais apropriadas para um ambiente de festa. O batom deve ser num tom discreto, como o rosa, coral e laranja. Nada de tons escuros, muito vivos ou artificiais, como o rosa pastilha elástica.

Rita Carvalho

Blog: www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.