Se todos os dias se depara com o mesmo dilema sempre que precisa de escolher o seu look diária, a sua solução pode muito bem passar pela organização.

Ter o armário organizado facilita e muito na hora de escolher o look ideal para começar o dia, pois o facto de conseguir visualizar todas as peças, permite que não perca tanto tempo a coordenar o seu outfit. Para que isto aconteça apenas precisa de seguir estes cinco passos, para tornar o seu closet prático e funcional.

1º Passo

Para começar, retire toda a roupa do seu armário e divida em três pilhas: peças que já não usa há muito tempo, peças que precisam de arranjoe  peças que já não estão em bom estado. Agora é hora de fechar os olhos e livrar-se de uma vez por todas do que não é essencial. Sabemos que custa, mas só assim irá conseguir ter um closet de sonho. Dê as peças que já não usa, coloque as que precisam de arranjo num saco (ou talvez dois) e vá à costureira tratar do assunto. Quanto às peças que já não estão em bom estado, só há uma coisa a fazer: deite fora.

2º Passo

Agora só falta organizar as peças que sobraram para ter um closet minimamente organizado. Separe as mais sofisticadas das de verão e inverno. Até pode ter peças que usa nas duas estações, mas certamente não irá usar um casaco de pêlo em pleno agosto, certo? O que não for desta temporada, coloque numa caixa grande de plástico e arrume na parte superior ou inferior do seu armário.

3º Passo

Com o guarda-roupa minimamente organizado, certifique-se de que tem todas as peças necessárias para construir os seus looks do dia a dia. Lembre-se que os básicos são intemporais e, por isso, essenciais no seu guarda-roupa. Sabe de que peças estamos a falar? Então, prepare o seu bloco de notas e aponte.

Partes de cima:

- Tops;

-T-shirts;

- Camisa branca;

- Casaco de ganga;

- Cardigan;

- Blazer;

- Gabardine;

- Sobretudo;

Partes de baixo:

- Calças de ganga;

- Calças chino;

- Calças pretas;

- Saia lápis;

- Calções de ganga;

Vestidos:

- Preto (toda a mulher precisa do seu little black dress);

- Vestido comprido;

Sapatos:

- Stilettos;

- Sabrinas;

-Ténis;

- Sandálias;

- Botas;

Malas:

- Shopper bag;

- Clutch;

4º Passo

Agora é hora de ir às compras, mas não se esqueça de um pormenor muito importante: não compre por impulso. Não vale a pena acumular peças que, provavelmente, não irá utilizar com tanta frequência. Faça uma lista daquilo que realmente precisa e foque nos básicos e numa ou outra peça tendência.

5º Passo

Com os passos anteriores concluídos, agora é hora de organizar. Nas gavetas, divida as partes de cima das partes de baixo e separe por modelos e cores. Comece por tops, t-shirts e camisolas; calças, saias e calções. Destine uma gaveta para os seus pijamas e outra para a sua roupa de desporto.

No armário pendure as camisas, os casacos e os vestidos. Na parte inferior coloque o seu calçado por ordem e pendure as suas malas num cabide ou num gancho. Para os acessórios sugerimos que os guarde numa gaveta da seguinte forma: óculos de sol, relógios, brincos, colares, pulseiras, anéis e cintos. Facilite a organização com compartimentos, tal como na imagem abaixo. Este tipo de acessórios encontra facilmente em lojas de decoração, ou então sempre pode colocar as mãos na massa e criar o seu próprio compartimento, com cartão ou cartolina.

Desta forma irá facilitar o seu dia a dia e evitar as crises habituais. Mantenha o seu closet organizado e tente fazer uma “limpeza” pelo menos uma vez por ano. Não se esqueça que menos é mais e que a organização é a palavra-chave para ter um closet de sonho.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.