À medida que a grande data se aproxima, não são só os nervos que aumentam. Chega também a altura de tomar as decisões mais importantes, nomeadamente sobre o penteado que deve favorecer os seus traços, o vestido e o véu, para além da maquilhagem, que exige naturalidade e esplendor, para que o dia que se afigura como o mais inesquecível da sua vida possa ser vivido com (ainda) maior beleza e intensidade, como sempre sonhou.
O fator essencial de todas as maquilhagens de noiva é conseguir uma versão ainda mais bonita de si mesma. Estes são alguns dos truques que deve assimilar para não falhar no grande dia, cinco regras de especialistas que deve seguir para surpreender os convidados e, mais importante ainda, o noivo ou a noiva.
1. Faça um estudo prévio
A maquilhagem é sempre realizada depois de se fazer um estudo prévio do rosto e é preciso ter em conta um número infindável de factores, a hora da cerimónia, tipo de luz, clima, cor do vestido e as jóias que vai usar. Só analisando todos estes fatores conseguirá obter um look final harmonioso e seguro.
2. Defina as bases do visual que quer exibir
Um desenho correto das sobrancelhas é fundamental, assim como a base de maquilhagem, que deve cobrir bem mas ter um tom muito natural. O essencial é que não a deixe com brilhos inestéticos. Caso a emoção decida aparecer, é melhor precaver-se com uma máscara de pestanas à prova de água.
3. Aposte num efeito de longa duração
Para a maquilhagem durar muitas horas, utiliza-se um spray de fixação facial e uma ampola de efeito luminoso. Para além disso, não se esqueça de levar consigo batom, pó solto e lápis de contorno de lábios para se ir retocando ao longo do dia.
4. Não negligencie o período de experimentação
Quando se coloca nas mãos de profissionais com quem tem empatia, só é necessário fazer um teste, no qual vão adaptar a maquilhagem ao seu gosto e visual. Evite a todo o custo os batons nacarados e as bases muito oleosas.
5. Aposte forte no penteado
Existem dois tipos de noiva. De um lado está a que decide interpretar o papel de noiva e que o assume em todos os sentidos e, de outro, a que quer simplesmente estar bonita e não pretende fugir à sua imagem habitual. Em ambos os casos, o cabeleireiro deve reunir todas as informações possíveis sobre o casamento. O local da cerimónia, hora, estilo do vestido, personalidade da noiva, só assim conseguirá acertar a 100%.
A escolha do penteado é (quase) tão importante como a do próprio vestido. Exige, por isso, uma série de cuidados:
- Os penteados semi-apanhados ou cabelos soltos são recomendáveis para noivas com mais de trinta anos, pois conferem um aspecto jovem, enquanto os apanhados mais elaborados dão dureza às feições.
- Também é preciso ter em conta os traços faciais. Os rostos longos são suavizados com apanhados baixos e folgados, os redondos pedem apanhados na zona superior da cabeça e os queixos proeminentes requerem volumes marcados na nuca.
- Tenha sempre estes factores em conta para valorizar (ainda mais) a sua imagem. Não vai querer ser uma daquelas noivas com quem os filhos costumam gozar quando vêem as fotos uns anos mais tarde, pois não?
Comentários