Na prática, a bioenergia dos sistemas de troca das células do corpo é usada para cuidar da pele de uma maneira completamente fisiológica. O método usa um campo elétrico para criar uma corrente contínua que ajuda certas substâncias específicas a penetrarem na pele ativando a troca de iões dentro dos espaços intercelulares e nas membranas das células.
A camada córnea da pele atua como uma barreira defensiva para o nosso organismo, não permitindo que substâncias externas penetrem livremente através dela. Este mecanismo de defesa é mecânico, mas nos espaços intercelulares e nas membranas celulares é elétrico.
Usando a estimulação iónica, através de equipamentos específicos, são necessários apenas alguns minutos de estimulação para que o campo elétrico impulsione a penetração e a difusão dos cosméticos especialmente preparados, que contêm partículas eletricamente ativadas.
Isto acontece porque o campo elétrico aumenta o dinamismo dos fluxos ionizados e polarizados, assim como provoca e melhora a regeneração metabólica dos tecidos. O campo elétrico de certos equipamentos propaga de uma forma poderosa as partículas ionizadas ou elementos, e incentiva-os a movimentarem-se nos líquidos biológicos sujeitos a um novo campo magnético.
Ao mesmo tempo, os resíduos do catabolismo metabólico são drenados para a circulação linfática e venosa com um efeito antiedema.
Podemos então dizer, que a natureza da estimulação iónica é uma técnica especifica e eficaz, porque as substâncias que penetram a pele desta maneira parecem estabelecer ligações mais estáveis com as proteínas dos tecidos, levando assim mais tempo a serem reabsorvidas pela circulação, do que as substâncias administradas hipodermicamente.
Saiba mais na próxima página
Nestas áreas, as técnicas termográficas mediram um aumento na circulação sanguínea entre 200 e 400% e, isto traz benefícios em termos da quantidade de substâncias cosméticas que penetram na pele e aumento da oxigenação dos tecidos.
A maneira como isto acontece é muito simples. O cliente segura um dos dois manípulos de circuito enquanto o operador trabalha o outro manípulo polarizado na face ou no corpo. O cosmético, rico em substâncias ionizadas, é aplicado massajando a área com o manípulo, em círculos concêntricos até total absorção. O campo elétrico induzido ajuda o cosmético a penetrar a pele, melhorando a oxigenação e o metabolismo de área tratada.
Amarelo
Em cuidados de beleza, o amarelo traz a força e a harmonia ao sistema central nervoso, e pode ser usado em todas as áreas paravertebrais com um efeito positivo em todos os órgãos situados na parte da frente do corpo tal como o estômago, o intestino e a bexiga. Tem ainda um efeito desintoxicante e é adequado a todos os tipos de pele que sofram de asfixia, impurezas ou acne. No corpo, é ideal para o cuidado da celulite fibrosa e edematosa.
Vermelho
Estimulante e energético, o vermelho tem efeitos na circulação sanguínea e sistema sensorial pelo que é adequado aos cuidados particularmente pobres ao nível de energia. Nos cuidados de beleza é usado pelos seus efeitos tonificantes. No corpo recomenda-se o uso de um elétrodo com uma luz ambarina nas áreas em torno dos gânglios linfáticos. Isto reduz problemas como o teleangiectasias, os pruridos e a couperose.
Texto: Dr. prof. Alfredo Pietroluongo Médico cosmético. Especialista em medicina interna. Especialista vascular. Professor da universidade Frederico II , Nápoles, Itália
Edição: Patrícia Velez Filipe
Fotografia: Angel Schlesser
Agradecimentos: Dermotechnic
Comentários