Na prática, a bioenergia dos sistemas de troca das células do corpo é usada para cuidar da pele de uma maneira completamente fisiológica. O método usa um campo elétrico para criar uma corrente contínua que ajuda certas substâncias específicas a penetrarem na pele ativando a troca de iões dentro dos espaços intercelulares e nas membranas das células.

A camada córnea da pele atua como uma barreira defensiva para o nosso organismo, não permitindo que substâncias externas penetrem livremente através dela. Este mecanismo de defesa é mecânico, mas nos espaços intercelulares e nas membranas celulares é elétrico.

Usando a estimulação iónica, através de equipamentos específicos, são necessários apenas alguns minutos de estimulação para que o campo elétrico impulsione a penetração e a difusão dos cosméticos especialmente preparados, que contêm partículas eletricamente ativadas.

Isto acontece porque o campo elétrico aumenta o dinamismo dos fluxos ionizados e polarizados, assim como provoca e melhora a regeneração metabólica dos tecidos. O campo elétrico de certos equipamentos propaga de uma forma poderosa as partículas ionizadas ou elementos, e incentiva-os a movimentarem-se nos líquidos biológicos sujeitos a um novo campo magnético.

Ao mesmo tempo, os resíduos do catabolismo metabólico são drenados para a circulação linfática e venosa com um efeito antiedema.

Penetração das substâncias
Os canais que normalmente as substâncias cosméticas escolhem para penetrar a pele são os ductos das glândulas, os canais pilíferos, os poros e os espaços intercelulares. O grau a que os produtos cosméticos penetram na pele depende da intensidade da corrente aplicada, do tempo da aplicação e do tamanho das substâncias ionizadas utilizadas.

Eletro-osmose
Observações relativamente recentes estabeleceram que a estimulação iónica incentiva a transferência de substâncias neutras nas camadas da pele. Isto é ajudado pelo fenómeno da eletro-osmose que acompanha este tipo de aplicação. A eletro-osmose é um fenómeno similar à osmose e envolve a transferência de uma substância através da membrana de uma molécula, graças à diferença da carga elétrica entre as duas faces da membrana.

Podemos então dizer, que a natureza da estimulação iónica é uma técnica especifica e eficaz, porque as substâncias que penetram a pele desta maneira parecem estabelecer ligações mais estáveis com as proteínas dos tecidos, levando assim mais tempo a serem reabsorvidas pela circulação, do que as substâncias administradas hipodermicamente.

Saiba mais na próxima página

Efeito vasodilatação
O efeito induzido pelos manípulos elétricos usados neste tipo de equipamentos aumenta o fluxo sanguíneo nas zonas tratadas, isto acontece graças à vasodilatação induzida pelo estimulação elétrica, quando atravessa a camada superficial da epiderme.

Nestas áreas, as técnicas termográficas mediram um aumento na circulação sanguínea entre 200 e 400% e, isto traz benefícios em termos da quantidade de substâncias cosméticas que penetram na pele e aumento da oxigenação dos tecidos.

A maneira como isto acontece é muito simples. O cliente segura um dos dois manípulos de circuito enquanto o operador trabalha o outro manípulo polarizado na face ou no corpo. O cosmético, rico em substâncias ionizadas, é aplicado massajando a área com o manípulo, em círculos concêntricos até total absorção. O campo elétrico induzido ajuda o cosmético a penetrar a pele, melhorando a oxigenação e o metabolismo de área tratada.

Cromoterapia associada
É possível combinar a cromoterapia com este tipo de técnica para recuperar a harmonia celular e estimular o processo de cura, usando a cor âmbar. Esta cor deriva do amarelo e do vermelho. O âmbar é assim uma fusão de cores particularmente indicadas para vários equipamentos que cuidam com sucesso os problemas comuns da pele, tais como atonias, rugas e marcas de flacidez, assim como completa eficazmente uma limpeza da pele.

Amarelo
Em cuidados de beleza, o amarelo traz a força e a harmonia ao sistema central nervoso, e pode ser usado em todas as áreas paravertebrais com um efeito positivo em todos os órgãos situados na parte da frente do corpo tal como o estômago, o intestino e a bexiga. Tem ainda um efeito desintoxicante e é adequado a todos os tipos de pele que sofram de asfixia, impurezas ou acne. No corpo, é ideal para o cuidado da celulite fibrosa e edematosa.

Vermelho
Estimulante e energético, o vermelho tem efeitos na circulação sanguínea e sistema sensorial pelo que é adequado aos cuidados particularmente pobres ao nível de energia. Nos cuidados de beleza é usado pelos seus efeitos tonificantes. No corpo recomenda-se o uso de um elétrodo com uma luz ambarina nas áreas em torno dos gânglios linfáticos. Isto reduz problemas como o teleangiectasias, os pruridos e a couperose.

Benefícios
• Melhora os processos de drenagem.
• Melhora a microcirculação.
• Estimula do metabolismo.
• Estimula as fibrilinas musculares.
• Estimula a produção de colagénio.
• Incentiva a oxigenação.
• Tonifica os vasos sanguíneos.
• Produz vasodilatação.

Texto: Dr. prof. Alfredo Pietroluongo Médico cosmético. Especialista em medicina interna. Especialista vascular. Professor da universidade Frederico II , Nápoles, Itália
Edição: Patrícia Velez Filipe
Fotografia: Angel Schlesser
Agradecimentos: Dermotechnic

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.