A razão pela qual nos sentimos atraídos por determinada pessoa suscita muitas respos­tas, mas pouca certezas.

Há quem diga que na hora de nos apaixonarmos os nossos pensamen­tos são dominados pela visão, outros afirmam que o segredo está no olfacto.

Mas há mesmo quem já tenha testado estas teorias.

Há dez anos, por exemplo, Claus Wedekind, profes­sor da Universidade de Berna, pediu a um gru­po de mulheres que cheirassem várias t-shirts que tinham sido usadas, durante três dias, por homens e pediu-lhes para escolherem a que mais gostavam.

De seguida, analisou uma parte específica do sistema imunitário dos homens e mulheres que participaram no teste, o complexo principal de histocompatibilidade (MHC), um gene que controla a forma como o sistema
imu­nitário reconhece e combate os vírus, os fungos e as bactérias. E concluiu que os odores esco­lhidos pertenciam a homens com genes muito diversos dos das mulheres.

Uma conclusão que serviria de ponto de partida para a criação da Scientific Match, a primeira empresa a combi­nar num único pacote o potencial comercial dos testes genéticos com o namoro e a Internet.

Compatibilidade química

A ideia de criar um site que permitisse juntar casais perfeitos através da análise dos odo­res corporais e genes, partiu do engenheiro Eric Holzle que sempre se interessou pelas bases científicas das relações amorosas e pen­sou pôr em prática a teoria do professor da Universidade de Berna.

Assim, os interessa­dos neste serviço, para além de terem de dar informações pessoais, culturais e
comporta­mentais comuns a outros sites de encontros online, devem enviar uma amostra de saliva e é aqui que reside a grande diferença em relação a outras agências de encontros na Internet.

No Scientific Match, após as análi­ses ao DNA presente na saliva, tal como se faz nos testes de paternidade, chega-se à compa­tibilidade química através de um cálculo ela­borado por um algoritmo especial e que junta os pares perfeitos, compatíveis geneticamente e com valores e crenças semelhantes.

As vantagens

Na prática, em troca de uma inscrição de 644 euros, a Scientific Match, sediada em Boston, promete encontrar o par ideal e, consequentemente, uma maior satisfação sexual, mais orgasmos, menos infidelida­de e uma taxa de fertilidade mais elevada. A hipótese destes casais terem filhos mais saudáveis também é apontada como uma das vantagens deste serviço.

Isto porque, tendo em conta as conclusões do investiga­dor suíço, do ponto de vista evolutivo, as mulheres escolhem parceiros que possam garantir filhos com um sistema imunitário mais rico e com maiores probabilidades de resistir a doenças.

O serviço está disponibilizado para casais hetero e homossexuais, embora as mulheres que tomam a pílula ou usam outros contra­ceptivos hormonais estejam excluídas. Estes fármacos fazem com que o corpo emita sinais de gravidez, sendo que, durante a gestação, as mulheres preferem estar com as pessoas com traços genéticos semelhantes aos seus, o que enviesaria os resultados deste serviço.

Veja na página seguinte: As vantagens de um casal geneticamente compatível

Vantagens de um casal geneticamente compatível

- Há maior probabilidade de gos­tar do odor natural do parceiro

- Há maior probabilidade de ter uma vida sexual feliz

- As mulheres tendem a ter mais orgasmos

- A probabilidade de serem fieis é muito maior

- As taxas de fertilidade tendem a ser mais altas

- Os filhos são mais saudáveis

Sabia que...
... as pessoas que se inscrevem neste site recebem um kit de colheita de DNA, com cotonetes esterilizados para a recolha da saliva!

Texto: Rita Caetano

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.