Dificilmente encontrará uma mulher que esteja 100% satisfeita com o seu corpo, até porque vão sempre referir uma parte do corpo como a menos desejada ou apontar aquela gordurazinha a mais. Isto não é nada de alarmante e até já se tornou numa prática comum, no entanto, quando começa a ser algo obsessivo e a ser interiorizado como uma fraqueza, é natural que a autoestima acabe por ser gravemente infligida e, por conseguinte, o campo sexual.

A maneira como uma mulher olha para o seu próprio corpo tem um impacto extraordinário – mais ainda quando está perante uma questão de falta de amor próprio -, senão vejamos: é capaz de afetar mais do que a menopausa e, mesmo que esteja com vontade, evita ter relações sexuais.

Elevar a autoestima face a esta questão ou outra não é fácil. É necessário fazer todo um exercício mental afim de mudar de atitude e, claro está, de opinião. Por vezes a cabeça está muito toldada para determinada questão e só com muita perseverança e vontade de mudar se obtêm os resultados pretendidos. Fique com algumas indicações do que pode fazer para contrariar a sua mente e voltar a elevar a sua autoestima.

Veja-se ao espelho
Crie o hábito de se ver ao espelho e, preferencialmente, nua. Endireite-se, faça poses, vista cada peça de roupa e veja como assenta, brinque e decore cada parte do seu corpo. Faça isto quantas vezes necessário até aprender a gostar do seu corpo e a ter uma perceção diferente do mesmo. Vai ser constrangedor e estranho ao início, mas não desista!

Ele não gosta de si pelo seu corpo
É claro que o ser humano sente atração por um conjunto de fatores, incluindo o corpo, mas não julgue que os homens na cama estão preocupados com a celulite ou com um nariz proeminente. Mais ainda se é seu parceiro. Acima de tudo eles gostam de mulheres com atitude e iniciativa e que, tal como eles, querem desfrutar de um bom momento.

Motive-se
Já sabe que ninguém irá fazer por si, certo?! Pois bem, está na altura de alterar o registo. Quando pensar “estou gorda”, acrescente “..., mas sou bonita”; coloque post-its no espelho com frases que a motivem, frases bonitas que já lhe disseram e fizeram sorrir, crie mantras, etc... Quanto mais repetir para si mesma pensamentos e palavras positivas, mais hipóteses  tem de enxotar a nuvem negra que paira na sua cabeça. Insista sempre que puder!

Excite-se
Não falamos de masturbação, ainda que esteja seja essencial a qualquer pessoa. A ideia é que dê um 'up' ao modo como se vê e nada melhor do que comprar aquela lingerie mais arrojada e sexy e “passar horas” em frente ao espelho a admirar-se antes de passar à ação.

A música também é uma boa alternativa para relaxar, mais ainda se escolher uma que a faça sentir poderosa enquanto estiver nos preliminares.

Fale com o parceiro
Se a ideia é não deixar a autoestima minar o seu relacionamento, conversar com o parceiro é o melhor e o que deve fazer. Expor sobre aquilo que lhe vai na alma é um ótimo desabafo, é excelente para colocar o parceiro ao corrente da situação e ajudar, evitando dar azo a extrapolações de outro nível. Não obstante, dar-lhe-á muito mais à vontade para que debaixo dos lençóis possa dizer com mais clareza quais as suas preferências e gostos, fazendo com que aconteça o mesmo do outro lado. Se o seu parceiro não a entende ou nem tenta, está na hora de repensar essa relação.