Chama-se Explicas-me e responde na internet pelo mesmo nome. Contando já com mais de três mil e setecentos explicadores e centros de estudos registados a nível nacional, o Explicas-me oferece um serviço inovador e completamente gratuito para os alunos que procuram apoio pedagógico, sejam do ensino Básico, Secundário ou até Superior.

Matemática, Inglês, Português, Estatística, Economia e Programação são apenas algumas das 485 disciplinas atualmente disponíveis na plataforma, em formato presencial ou online.

De acordo com Renato Chainho, fundador da empresa, a ideia nasceu de uma necessidade identificada: a dificuldade em encontrar um explicador. “Pesquisar em anúncios, pedir referências a colegas e ter ainda que telefonar a cada um dos contactos a solicitar informações e preços. No fundo, tinha imenso trabalho e muitas vezes não encontrava a solução que procurava”, comenta. E de um problema nasceu uma solução: “O Explicas-me resumiu todo esse trabalho a apenas 3 cliques e aumentou significativamente o leque de opções, porque por mais telefonemas que façamos, encontramos apenas uma pequena parte dos explicadores que estão realmente disponíveis na nossa área de residência”.

As regiões metropolitanas são claramente as zonas com mais procura pela densidade populacional e o facto de a rede de contactos das pessoas ser mais dispersa. Cerca de 60% de todos os utilizadores da plataforma pertencem a Lisboa e Porto, e seguem-se Coimbra, Braga e Aveiro como as restantes cidades mais procuradas.

A simplicidade da pesquisa é a principal razão do sucesso da plataforma: basta colocar a disciplina e o local de residência para de imediato aceder a todos os resultados. Para além disso, é ainda possível segmenta-los, através da seleção do grau de ensino, da ordenação por preço ou distância, entre outros filtros disponíveis.

De acordo com os responsáveis da plataforma, com quem o SAPO Lifestyle falou, "o feedback tem sido muito positivo, porque até então não existia uma solução no mercado que proporcionasse aos alunos um leque de escolha tão abrangente (mais de 4000 explicadores e 500 disciplinas) e um sistema de avaliação fidedigno (currículo e avaliações de ex-alunos). No lado dos professores, até então a forma de se divulgarem passava muito pelo boca-a-boca ou anúncios temporários em websites de classificados. O Explicas-me proporcionou uma solução especializada no mercado de explicações, com recurso a perfis vinculativos, referências e avaliações, com uma exposição a nível nacional".

Outra vantagem é a aplicação de perfis definitivos em detrimento dos tradicionais anúncios temporários. Cada explicador ou centro de explicações possui um perfil individual, onde constam dados altamente diversificados como fotografia, descrição, curriculum vitae e até um calendário relativo à disponibilidade do explicador, com os dias e as horas.

Disciplinas mais procuradas
"Matemática é sem dúvida a disciplina mais procurada em todas as localizações ao longo de todo o ano. Seguem-se as disciplinas de Inglês, Português, Físico-Química e mais recentemente disciplinas do Ensino Superior como Estatística, Contabilidade e Programação. No Explicas-me há oferta para todos os graus de escolaridade desde o ensino primário ao superior, contando com mais de 500 unidades curriculares", refere a plataforma.

5 dicas do Explicas-me para um estudo eficaz:

1. Saber gerir o tempo: estudar com antecedência e planear a rotina de estudo;

2. Tirar dúvidas e procurar apoio que ajude a ultrapassar as dificuldades com que se deparam nas diferentes fases de estudo;

3. Bem-estar físico e mental: procurar fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem;

4. Conseguir conciliar as tarefas de estudo com a vida pessoal, evitando assim um desgaste e nervosismo acentuados;

5. Relaxar antes do exame: muitas vezes os nervos bloqueiam o pensamento.

Fundado por cinco jovens oriundos de áreas como engenharia informática, gestão e web design, o Explicas-me tem crescido de forma exponencial em Portugal perspetivando, já este ano, uma expansão para o Brasil. Segundo a oplataforma. esta expansão deve-se "à dimensão e similaridades culturais. No Brasil também existe a cultura de explicações (aulas particulares) com características diferentes mas um mercado maior e com potencial de crescimento na área da educação.

O Explicas-me encontra-se incubado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.