Um orçamento apertado não significa que não possa passar momentos de qualidade e divertidos com os seus filhos - pelo contrário. Em casa ou ao ar livre, deixamos-lhe uma lista de 20 atividades que envolvem e entretêm toda a família sem afetar a sua carteira.

1. Contadores de histórias. Inventadas ou tradicionais, contar histórias é uma divertida forma de passar momentos em família, dentro e fora de casa. Para não se tornar algo repetitivo ou pouco estimulante, pode criar outras atividades a partir das histórias contadas: passá-las para o papel, ilustrá-las... Opções não faltam.

2. Caça ao tesouro. Escolha um objeto e, em casa ou num jardim, esconda-o e deixe os miúdos procurarem-no. Crie um mapa com dicas, obstáculos e provas que os orientem. Pode ser jogado em equipas: adultos vs. crianças, meninos vs. meninas ou equipas mistas.

3. Uma manhã no museu. Nomeadamente nas manhãs de domingo, as entradas em quase todos os museus são gratuitas. Aproveite para ensinar aos mais pequenos novas matérias, ao mesmo tempo que aprende também.

4. Pasteleiros por um dia. Biscoitos, bolos, queques, bombons... O difícil é escolher. Depois, distribua tarefas conforme as idades e deliciem-se com um lanche feito em família.

5. Escrever e produzir uma peça de teatro em família. Puxe pela criatividade de todos os membros da família e tire partido dos talentos de cada um. Da história, ao papéis, cenários e guarda-roupa, haverá tarefas para todos.

6. Criar um herbário. Pesquise sobre as plantas que mais se encontram na sua cidade e partam juntos em busca de folhas e flores. Aprendem em conjunto ao mesmo tempo que passeiam juntos.

7. Parque da cidade. O parque da cidade oferece possibilidades infinitas para diversão em família: um piquenique, desporto, jogos lúdicos, andar de bicicleta, experimentar os baloiços e escorregas...

8. Renovar peças de roupa antigas. Com uma tesoura, linhas e agulhas (à responsabilidade dos adultos), tintas para tecidos, botões, fitas estimula a criatividade dos mais pequenos ao mesmo tempo que ensina a reutilizar.

9. Almoço no campo. Num campo de merendas ou com uma mantinha, organize em família um piquenique, com a participação de todos nos preparativos. 10. Realizar um filme. Com uma máquina de filmar, ou até mesmo com um telemóvel, deem largas à imaginação e criem uma curta metragem ou um documentário.

11. Fazer uma caminhada. Conhecer novos locais e entrar em contacto com a natureza, ao mesmo tempo que praticam exercício físico em família, é uma opção saudável e económica para um dia em família.

12. Conhecer o mundo sem sair de casa. Planeie dias temáticos referentes a diferentes países, com quizzes e refeições inspirados no país escolhido.

13. Criar um blog. Um blog é algo que a família vai criando e trabalhando em equipa. Distribua temas por cada um e atribua um dia específico para lançar um post. É um ótimo cartão de visita, mostra a personalidade de cada um e acaba por ser um álbum de memórias.

14. Escrever cartas. Com os miúdos habituados às novas tecnologias, mostre-lhes como as pessoas comunicavam antes de aparecerem os computadores e telemóveis. Incentive-os a fazer os próprios postais, a escrever (ou a ditar) as suas mensagens e envie para outros membros da família e amigos.

15. Voluntariado. Passe momentos em família enquanto ajuda o próximo e se cultiva nos mais novos o espírito de entreajuda e solidariedade. Escolha um projeto que esteja próximo ou que vos seja querido.

16. Cozinheiros por um dia. Escolha um menu de fácil preparação e deixe os miúdos participar numa tarefa tão associada aos crescidos. A pizza é uma ótima opção.

17. Iniciar um livro de família. Fotografias, pequenos textos, desenhos, recortes... Porque não dar início a uma nova tradição familiar?

18. Descobrir o bairro. Com o ritmo acelerado da rotina de todos os dias, muitas vezes nem damos conta das pessoas e dos locais situados tão perto de nossa casa. Organize uma pequena excursão em família e vá à descoberta.

19. Ir à biblioteca municipal. Para além de incentivar os seus filhos à leitura, é bom dar-lhes a conhecer como funciona uma biblioteca, para além da imensa variedade de livros que têm à sua escolha.

20. Construir um forte em casa. Ideal para as tardes chuvosas do outono que se aproxima, utilize almofadas, caixotes, sofás, mantas, tudo o que tiver à mão e junte-se aos miúdos para construir uma casa-forte na sala. O processo de construção e as brincadeiras que possibilita compensam a desarrumação.