Quando experimentamos algo novo, aprendemos coisas que não gostamos, coisas que gostamos e como as aprendemos. Quando todas elas convergem, descobrimos algo ainda mais importante: quais são as nossas paixões.
Como podem, então, os pais encorajar os filhos a experimentar algo novo?
No pré-escolar
Nestas idades, as crianças precisam de exemplos concretos. Peça ao seu filho para pensar na sua pessoa preferida ou em algo de que goste muito. E relembre-lhe que se ele não experimentar, nunca vai saber se essa coisa é realmente a sua preferida. Esta é uma maneira de a criança perceber que experimentar algo novo pode ser uma oportunidade e não tanto um desafio. Os pais devem entender quais são os receios da criança em experimentar algo novo, e ajudá-la a ultrapassar esses obstáculos. Mas quando a criança decide ir em frente, os pais devem deixá-la experimentar sozinha o máximo possível.
Na primária
Nesta fase, as crianças tiveram mais experiências na sua vida, tanto boas como más. E essas experiências do passado fazem com que a criança tenha uma maior noção do que pode correr mal. Os pais devem encorajar a criança a ultrapassar os obstáculos, tendo em conta precisamente os erros do passado. O que aprenderam com determinada experiência? Como podem agora fazer melhor?
No liceu
Nesta fase, as crianças já fizeram as suas escolhas e provavelmente frequentam várias atividades. Mas é sempre uma boa altura para experimentar algo novo, com a qual possam aprender ainda mais. Os pais devem questionar a criança: "o que gostarias de experimentar? Onde gostarias de passar o teu tempo?". E a seguir encontrar estratégias para que a criança possa por em prática algo novo na sua vida.
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