1. O primeiro passo é falar com o seu filho sobre este tema, num discurso adequado à sua idade e entendimento. Não precisa de usar um tom dramático, mas explicar à criança que isso é uma possibilidade e o que fazer em caso de se perder dos pais, é fundamental para diminuir ao máximo o impacto da situação.

2. Quando estiver num parque de diversões ou num espaço aberto onde haja multidão, vista o seu filho com cores alegres e vivas. Esqueça os brancos ou cores neutras. O seu filho deverá usar um chapéu, onde pode escrever por dentro contactos de emergência.

3. Quando chegar a um local, deve identificar sítios que possam servir de ponto de encontro e informar a criança que, em caso de se perderem, é ali que deve esperar.

4. Antes de sair de casa, fotografe o seu filho. Assim terá um registo fiel de como ele estava vestido. Numa situação de desespero, podemos esquecer pormenores importantes.

5. Quando sair em grupo, ou seja, várias crianças e adultos, combine com os elementos desse grupo quem fica de olha de quem. Muitas vezes achamos que a pessoa x está a tomar conta de uma determinada criança e ela pensar o contrário. A responsabilidade de cada adulto deve ficar bem definida.

6. Transmita ao seu filho a seguinte mensagem: permanecer sempre acompanhado e nunca ir a lado nenhum sozinho, ir sempre com um adulto responsável ou com um irmão ou irmã já adultos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.