1. Acordar cedo ou ficar acordada até tarde. Nunca as duas juntas
Identifique a parte do dia em que se sente mais produtiva. Geralmente, é quando os filhos estão a dormir ou na escola. Aproveite esse tempo ao máximo para fazer as suas tarefas. Se for à noite, tudo bem. Mas lembre-se, se se levantou cedo, deve deitar-se cedo. Uma boa noite de sono é o segredo para ser uma mãe mais produtiva e eficaz.
2. Aborde a sua lista de afazeres de forma diferente
Todos nós fazemos as famosas listas com os "To-dos" do dia. Em vez de colocar todas as tarefas da semana, organize-as por dia e horas. Por exemplo, sabe que naquele dia tem uma hora para fazer as tarefas domésticas; outra hora para ir às compras; e assim por diante. Ou seja, todos os dias estipule horas para fazer determinadas tarefas. No final da semana vai verificar que conseguiu concretizá-las, sem querer despachar tudo num dia, o que acaba por ser impossível e frustrante.
3. Veja as tarefas como se fossem urgentes
Estudos demonstram que quando deixamos de lado uma tarefa num dia, acabamos por colocá-la de parte nos dias seguintes. E vamos adiando, adiando... Mães eficazes encaram cada tarefa como se fosse urgente. Se acabou de receber um email, e põe-no de lado para responder mais tarde, o mais provável é que esse email acabe sem resposta. Se, pelo contrário, despachar o assunto na hora, vai chegar ao final do dia com mais tarefas realizadas e vai sentir que cumpriu tudo o que tinha para fazer.
4. Ocupe-se com os assuntos que interessam
Não se deixe levar por coisas que não têm tanta importância. Foque-se no que realmente interessa e perca tempo com as pessoas que realmente contam. Perder tempo com pequenas coisas, só vai deixá-la ainda mais frustrada e com a sensação de que gastou energia e tempo desnecessariamente.
5. Não se sinta culpada por não conseguir fazer tudo o que tinha planeado
Por vezes, e por causa de imprevistos que surgem ao longo do dia, não conseguimos terminar todas as tarefas que estavam planeadas para aquele dia. É normal, não há problema. Por isso, não se sinta culpada com isso.
Uma última dica: Delegue nos filhos e marido as tarefas que dizem respeito à casa. Se todos ajudarem, o peso não recai sempre sobre a mesma pessoa e a responsabilidade é repartida. No final, todos ganham. E, essencialmente, ganha-se em tempo de qualidade em família.
Comentários