Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) recebeu hoje de manhã cerca de 60 denúncias de problemas técnicos no Portal das Matrículas que impedem as famílias de fazer as inscrições, cujo prazo termina hoje.
Um conjunto de escolas vai permanecer aberto até ao final de julho para garantir refeições a cerca de 30 mil alunos mais carenciados, anunciou hoje o ministro da Educação no parlamento.
O ministro da Educação anunciou hoje um investimento de 125 milhões de euros para o reforço dos recursos humanos nos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de facilitar o trabalho de recuperação do 3.º período.
Sem presença física nas escolas “avaria-se o elevador social” que combate desigualdades e aumentam os riscos para crianças e jovens, defenderam hoje no parlamento Rosário Farmhouse e Dulce Rocha, responsáveis por organismos de proteção de menores.
As propostas do BE e do PCP para revisão do valor das mensalidades das creches das famílias com quebra de rendimentos na sequência da pandemia de COVID-19 foram hoje aprovadas.
Os pais manifestaram-se hoje satisfeitos com a aprovação de uma proposta que suspende a devolução dos manuais escolares, que descreveram como uma “grande notícia”, mas alertam que algumas famílias já entregaram os livros.
As propostas do BE, PCP, Verdes e Chega para reforço da contratação de funcionários das escolas foram hoje rejeitadas no parlamento, durante a discussão e votação na especialidade do Orçamento do Estado Suplementar.
O parlamento aprovou hoje a proposta do CDS-PP que suspende a devolução dos manuais escolares entregues aos alunos para o ano letivo de 2019-2020, numa votação que apenas teve os votos contra do PS.
O Governo vai assinar hoje três protocolos que vão permitir a criação de estruturas de acolhimento no norte, centro e sul do país para mulheres idosas vítimas de violência doméstica, tendo em conta a sua vulnerabilidade.
Um estudo concluiu que a falta de confiança nos serviços e ausência de formação específica são os principais obstáculos dos profissionais da área da autodeterminação de género de crianças e jovens em Portugal, foi hoje anunciado.
O que perguntar ao médico quando está tudo bem? Tome nota deste pequeno roteiro preparatório de perguntas que pode (e deve) fazer ao seu pediatra ou médico assistente.
O presidente do PSD, Rui Rio, saudou hoje em Valongo a iniciativa do Governo de retirar o amianto das escolas, mas ressalvou que o seu depósito em aterro só pode acontecer garantidas todas as condições de segurança.
Rui Rio falava no final da visita ao aterro da Recivalongo, em Sobrado, que desde 2
O presidente do CDS-PP defendeu hoje, em Rio Maior, que seja dada liberdade às famílias na escolha do modelo de ensino e das escolas para "diluir" os alunos por estabelecimentos de ensino no próximo ano letivo, devido à COVID-19.
Os encarregados de educação consideram que os ‘rankings’ das escolas devem ser “relativizados”, alertando que demonstram a necessidade de alterar a forma de acesso ao ensino superior, que continua dependente dos exames nacionais.
A maioria dos alunos do 3.º ciclo e do secundário “chumbou”, pelo menos, um ano letivo ou num dos exames nacionais, segundo dados do Ministério da Educação que indicam que o insucesso atingiu mais de 250 mil jovens.
As raparigas obtiveram melhores resultados finais no ensino secundário e nos exames nacionais em 2019, destacando-se em Matemática B e Desenho, enquanto os rapazes foram melhores em Geometria Descritiva e Inglês.
O jovem britânico que empurrou uma criança de uma varanda do museu Tate Modern de Londres em agosto de 2019 foi hoje condenado a 15 anos de prisão por um tribunal londrino.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Guarda e ficou sujeito à medida de coação de proibição de se aproximar da vítima e da residência da mesma, num raio de 500 metros, sendo controlado por pulseira eletrónica.
O ano letivo termina hoje, com o final do 3.º período, depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados 'online'.
Cerca 20 estudantes do ensino secundário manifestaram-se hoje em frente à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, no Porto, em protesto contra os exames nacionais, usando máscaras e cumprindo as distâncias sociais recomendadas para combater a COVID-19.
Sindicatos que se reuniram hoje com o Ministério da Educação dizem que a tutela manifestou vontade de retomar em pleno as atividades letivas presenciais em setembro, mas não respondeu sobre reforço de docentes.
A organizações ambientalistas ZERO e MESA saúdam o programa lançado para retirar amianto das escolas, mas duvidam que os 60 milhões cheguem e que as obras terminem antes do novo ano letivo.
A APAV entende que uma criança deve ser considerada vítima de violência doméstica quando é exposta ao crime e não apenas quando é o destinatário principal da violência exercida, mas criar um estatuto autónomo não é necessariamente a solução.
O ensino à distância devido à pandemia de COVID-19 permitiu individualizar o trabalho com os alunos, segundo docentes do ensino básico e secundário, que concordam que o acompanhamento diferenciado vai ser ainda mais importante no próximo ano letivo.