Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Os professores realizam na segunda-feira uma greve nacional para exigir o retomar de negociações com o Ministério da Educação sobre a situação profissional dos docentes, anunciou hoje o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).
A Câmara de Barcelos admitiu hoje que houve uma “pequena inundação” na EB1/JI de Fraião, em Tamel S. Veríssimo, mas garantiu que todos os estragos estarão reparados até ao final do dia.
Os pais dos alunos da EB1/JI de Fraião, em Tamel S. Veríssimo, em Barcelos, distrito de Braga, promoveram hoje um boicote às aulas, em protesto contra uma escola em que “pinga em todo o lado”.
A cardiopneumologista Andreia Neves apresenta uma obra essencial para quem tem pesadelos com a hora de deitar o bebé. O livro chega às livrarias no dia 7 de outubro, editado pela Ideias de Ler.
A maioria dos professores duvida que todos os alunos consigam recuperar as aprendizagens perdidas devido à pandemia de covid-19 que obrigou ao ensino a distância, revela um estudo do Centro de Economia da Educação da Nova SBE.
Lançada em Portugal em junho de 2020 pela marca Continente do Bebé, a Babybox é composta por um berço portátil para o bebé dormir e um conjunto de bens essenciais para os bebés.
O Ministério da Educação suspendeu hoje um professor da escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que tinha alegados comportamento incorretos na sala de aula e aparecia nu em vídeos gravados para a internet.
O uso de máscaras nos recreios das escolas deixa de ser obrigatório e a Direção-Geral da Saúde vai atualizar as normas do isolamento profilático nos estabelecimentos de ensino, anunciou hoje o primeiro-ministro.
Na paróquia de São Carlos Lwanga, em Pemba, Cabo Delgado, um banco de leite acolhe 30 bebés por mês que perderam as mães, muitas durante o conflito armado e que agora se arriscam a passar fome, refere o padre Eduardo Oliver.
Três homens suspeitos de raptarem uma criança em Leiria para forçar o casamento com um menor foram detidos pela Polícia Judiciaria (PJ), elevando para oito o número de detenções no âmbito deste inquérito, anunciou hoje esta organização policial.
Em Portugal, registam-se cerca de 70 a 80 novos casos de Leucemia Linfoblástica Aguda (ou LLA) por ano, sendo esta a forma de leucemia mais comum em crianças entre os 2 e os 5 anos. Um artigo do médico Ximo Duarte, especialista em Oncologia Pediátrica.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) alertou hoje que, na segunda semana do novo ano letivo, continuam a faltar na escola mais de mil professores, repetindo-se o problema de turmas sem aulas, e pediu medidas urgentes.
A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos a partir de quarta-feira e com efeitos a 01 de setembro, segundo portaria hoje publicada em Diário da República.
O Sindicato de Todos os Professores (STOP) denunciou hoje que uma escola substituiu funcionários em greve e outras não avisaram os pais sobre o protesto, tendo sido surpreendidos com os estabelecimentos de ensino dos filhos encerrados.
A Escola EB2,3 Dr. João das Regras, na Lourinhã, está encerrada, depois de uma funcionária ter ficado infetada com covid-19 e outros 12 terem ficado em isolamento até serem testados, disse hoje o diretor do agrupamento.
Paula Fatri e a filha de 12 anos estão em fuga há vários dias, para evitar que o pai da menor a obrigue a ser vacinada. Progenitor entrou com ação judicial em tribunal, avança o jornal Correio da Manhã.
A greve de professores e pessoal não docente vai prolongar-se até quarta-feira, anunciou hoje o Sindicato de Todos os Professores (STOP), no dia em que estava previsto terminar a paralisação que decorreu esta semana.
Foi hoje lançada, pela Greve Climática Estudantil, uma greve permanente às aulas, com início na próxima segunda-feira, dia 20. "A nossa casa está a arder. O Acordo de Paris foi assinado há 6 anos e continua a não apresentar resultados visíveis, não por ter falhado, mas porque foi feito para falhar",
Uma escola na Amadora mandou retirar todos os avisos que instalou no arranque do ano letivo 2021/22 e que proibiam os alunos de usarem minissaias, calções curtos, blusas decotadas, tops “cai-cai” e chinelos.
Sindicatos de professores escolheram o último dia de arranque do ano letivo para fazer um balanço da abertura, lançar uma consulta nacional, realizar um plenário e uma vigília por melhores condições de trabalho.
As médias dos exames nacionais baixaram na segunda fase em quase todas as disciplinas e em sete os resultados foram negativos, incluindo nas provas de Matemática A e Física e Química, segundo dados hoje divulgados.
Os alunos regressam esta semana às aulas, mas muitos ainda não têm todos os manuais escolares devido a atrasos no envio dos livros por parte das editoras que, segundo as livrarias, chegam a ultrapassar as duas semanas.
O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais duas normas que aumentaram os apoios financeiros aos trabalhadores que ficaram em casa com crianças menores de 12 anos, durante o encerramento das escolas provocado pela pandemia.