Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Sabemos que o bullying é uma realidade que existe nas nossas escolas e, por isso, sugerimos algumas atividades para que os professores possam prevenir alguns destes comportamentos. Dia 20 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Bullying.
O aumento da pornografia de menores fez com que o número de inquéritos sobre crimes sexuais crescesse 25% nos últimos dois anos, segundo dados do Observatório da Criminalidade Sexual da PJ, a que a agência Lusa teve acesso.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram hoje que vão convocar uma greve nacional de professores para o dia 05 de novembro, uma semana antes da greve nacional da função pública.
Produzida pela ONG Visão Mundial, com apoio do movimento União BR, a série é dividida em sete episódios e mostra a vida de famílias que sofrem com a insegurança alimentar, agravada durante a pandemia.
A opinião da psicóloga Andreia Nogueira, responsável pelo projeto "Escolas de Empatia", promovido pela associação Par-Respostas Sociais. Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Bullying.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde 01 de janeiro 64 crimes associados a ‘bullying’ e fez 1.008 ações de sensibilização para mais de 34.113 crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
A Fenprof apelou aos professores para que se concentrem junto às instalações do Ministério da Educação, em Lisboa, para pressionar a tutela a agendar uma reunião de trabalho para debater os problemas do setor.
A PSP regista "uma tendência decrescente" das situações de bullying nas escolas desde o ano letivo 2013/2014 com os casos de agressões físicas a diminuírem e as injúrias e ameaças entre os jovens a aumentaram.
Mais de 40% dos estudantes universitários portugueses apresentam níveis inadequados ou problemáticos de literacia em saúde, um défice de conhecimento que é agravado pelas condições económicas das famílias, conclui um estudo hoje divulgado.
Representantes da Fenprof estão hoje concentrados junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, para exigir a convocação de uma reunião para retomar conversações com a tutela, acusando o ministro de silêncio e “assistir impávido” à falta de professores.
Nesta fase pandémica, em que a saúde mental dos jovens tem sido especialmente afetada, a marca Survive acabou de lançar a t-shirt Brain Melting cujas vendas reverterão a favor da Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA).
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) afirmou hoje que se pudesse votar no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) o "chumbaria" e contrariou o aumento de 21% para o ensino superior, falando antes em estagnação.
A GNR disse hoje estar "muito atenta ao fenómeno" 'Squid Game' e aos efeitos que a série televisiva sul-coreana está a ter nos mais novos, sublinhando que vai continuar a reforçar os conselhos junto da comunidade escolar.
Uma estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), que estava na Polónia no âmbito do programa Erasmus, foi quinta-feira encontrada morta em circunstâncias ainda por apurar, segundo informou hoje, em nota de pesar, aquela universidade com sede na Covilhã.
O parlamento discute hoje o aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra crianças, bem como o agravamento da moldura penal, e a possibilidade de os crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual passarem a ser públicos.
Na 2.º fase de acesso ao ensino superior houve nove cursos onde o último aluno a entrar teve uma média superior a 19 valores, uma lista agora liderada por Medicina, da Universidade do Porto.
Apenas 40% dos candidatos à 2.º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNASE) ficaram colocados numa universidade ou instituto politécnico, segundo dados hoje divulgados pelo ministério.
Cerca de 600 mil crianças deverão ser beneficiadas com o aumento do abono nas famílias dos 1.º e 2.º escalões de rendimentos e a nova prestação social Garantia para a Infância, anunciou a ministra do Trabalho.