Dos sítios de redes sociais que a Comissão Europeia mandou testar, apenas dois (Bebo e MySpace) possuem configurações de raiz que apenas autorizam o acesso aos perfis dos menores às pessoas constantes da sua lista de contactos.
Além disso, apenas quatro sites asseguram que, de raiz, os menores apenas possam ser contactados por amigos (Bebo, MySpace, Netlog e SchuelerVZ), revela a CE em comunicado.
«No entanto, a maioria dos 14 sítios de redes sociais testados fornecem aos menores informações sobre segurança adequadas à sua idade, respondem aos pedidos de ajuda e impedem que os perfis dos menores sejam pesquisados através de motores de busca externos», refere a CE.
O número de menores que utilizam as redes sociais na UE está a aumentar – actualmente representam 77% dos jovens entre os 13 e os 16 anos e 38% dos jovens entre os 9 e os 12 anos que utilizam a Internet.
Os resultados constam de um relatório que a Comissão acaba de publicar sobre a aplicação dos princípios para tornar as redes sociais mais seguras na UE.
Nas palavras de Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital: “Foi decepcionante saber que as redes sociais, na sua maioria, não garantem, de raiz, que os perfis dos menores apenas estejam acessíveis aos seus próprios contactos aprovados. Irei pressioná-las para que se comprometam de forma clara a corrigir a situação numa versão revista do quadro de auto-regulação que estamos neste momento a discutir. O objectivo é não só proteger os menores de contactos indesejados, mas também proteger a sua reputação em linha. Os jovens não compreendem inteiramente as consequências de revelar demasiado das suas vidas pessoais em linha. A educação e a orientação dos pais são necessárias, mas é necessário acrescentar-lhes protecção até os jovens poderem tomar decisões com total conhecimento das consequências.”
A possibilidade de identificar as pessoas que aparecem nas fotografias, oferecida pela maior parte dos serviços de redes sociais, torna muito fácil a pesquisa das fotografias de uma pessoa online.
Os testes, efectuados entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011, incidiram em 14 sítios Web: Arto, Bebo, Facebook, Giovani.it, Hyves, Myspace, Nasza-klaza.pl, Netlog, One.lt, Rate.ee, SchülerVZ, IRC Galleria, Tuenti e Zap.lu. Ainda este ano, serão testados outros 9 sítios.
21 de Junho de 2011

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.