A chegada de crianças à família supõe uma alteração importante na vida de todos os pais. As prioridades mudam e o tempo livre é escasso, pelo que qualquer pequeno momento de tempo pessoal é aproveitado ao máximo. Quem é que não passou mais tempo na casa de banho para continuar a ver uma série sem interrupções ou passado mais meia hora no ginásio "a fazer desporto" para poder assistir a mais um capítulo?

Segundo um estudo elaborado recentemente pela Netflix, são cada vez mais os pais que arranjam “artimanhas” para continuar a desfrutar das suas séries favoritas. 74% dos pais ibéricos, com filhos com menos de 9 anos, afirma precisar de pelo menos uma hora por dia para desligar das suas obrigações. Já 90% destes considera que ver séries (em qualquer lugar) é o “break” perfeito para usufruir do seu tempo pessoal.

Na Europa, os pais escolhem "A Teoria do Big Bang", "Sherlock Holmes", "Stranger Things", "Narcos" e "House of Cards" para desligar do “mundo”, já os progenitores ibéricos preferem: "The Walking Dead", "Uma Família Muito Moderna", "Narcos", "Prision Break" e "Friends". No que diz respeito aos dispositivos, a televisão (76%) e o smartphone (44%) são os mais usados pelos pais da península ibérica.

Quais são os títulos mais vistos às escondidas?

EUROPA
1. The Big Bang Theory
2. Sherlock Holmes
3. Stranger Things
4. Narcos
5. House of Cards
6. Orange is the New Black
7. Better Call Saul
8. Homeland
9. Gavin and Stacey
10. Era Uma Vez

IBÉRIA
1. The Walking Dead
2. Uma Família Muito Moderna
3. Narcos
4. Prison Break
5. Friends
6. American Horror Story
7. Stranger Things
8. Black Mirror
9. Era Uma Vez
10. Por treze razões

Há sentimento de culpa?
72% dos pais da península ibérica, na sua maioria mulheres, não se sente culpada por desligar das suas rotinas e asseguram que são diversos os benefícios desencadeados por terem algum tempo para desfrutar da sua série favorita: 63% assegura que as ajuda a desligar do dia-a-dia, 57% sente-se menos stressada, 39% estão mais atentas ao que acontece no mundo e 33% estabelece conversas com amigos e colegas de trabalho.

A nível europeu, os pais polacos são o que mais fazem maratonas às escondidas, seguidos dos pais da Holanda e da Turquia. Mas os que têm o maior sentimento de culpa por fazerem maratonas às escondidas dos seus filhos são os alemães, seguido dos franceses e italianos. No caso de Portugal e Espanha, estamos numa confortável sexta posição em ambos os casos.

Em que alturas vêem os pais as séries às escondidas?
Sem dúvida que as tarefas diárias são a desculpa perfeita para ver TV às escondidas. Em Portugal e Espanha a maioria dos pais, 58%, aproveita para ver televisão enquanto estão deitados na cama, 34% fá-lo enquanto limpa a casa ou faz exercício, 33% enquanto cozinha e 24% enquanto trabalha a partir de casa.

Além disso, há uma grande maioria que vai um pouco mais longe e aproveita situações menos comuns para desfrutar de um pouco mais de tempo pessoal, como demorar mais tempo na casa de banho para poder ver mais um capítulo (40%), passar mais tempo no ginásio (22%) ou fazer recados (21%).

DADOS GLOBAIS:

Estudo netflix
créditos: Netflix

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.