Depois do sucesso das três edições anteriores que envolveram a participação de 136.205 alunos, a APCOI - Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil voltou a lançar o desafio às escolas de todos os distritos de Portugal Continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira para continuarem a prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas, no ano letivo 2014-2015.
Escolas de 161 dos 308 concelhos portugueses aceitaram o desafio e aderiram à quarta edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» – que inclui um programa educativo de intervenção motivacional com o objectivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos.
Mário Silva, Presidente e fundador da APCOI adiantou que “esta quarta edição do projeto Heróis da Fruta está a superar todas as expectativas da organização quanto ao envolvimento dos professores, dos educadores e das diversas autarquias que este ano letivo se associaram novamente a esta iniciativa.”
São já 57 no total, as juntas de freguesia, câmaras municipais e os dois governos regionais, que se envolvem directamente na implementação e coordenação do projecto nos jardins de infância e escolas de ensino básico de 1º ciclo. Para a APCOI, estas parcerias com o Poder Local representam um enorme passo no sentido de difundir esta iniciativa a cada vez mais crianças. “Nesta edição, tal como nas anteriores, contamos com participações de estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país” afirmou Mário Silva.
O presidente da APCOI recordou ainda: “realizámos um estudo com uma amostra de 18.374 alunos que indicou que 73,5% das crianças portuguesas não ingeriam a quantidade de fruta recomendada diariamente antes de participarem no projeto da APCOI. São números alarmantes.”
Mário Silva diz ainda que: “A APCOI quis ainda medir o pulso ao impacto do seu programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável e verificou que quatro em cada dez crianças aumentaram o consumo diário de fruta em apenas 12 semanas de implementação do projeto em sala de aula. Uma boa notícia que já é pública são os resultados preliminares do estudo realizado que demonstraram que 42,6% das crianças que fizeram parte do programa no ano letivo passado comem agora mais fruta. É a confirmação de que projetos saudáveis têm sucesso.”
A Dietista, Dra. Rita Loureiro, uma das investigadoras da APCOI e coordenadora deste projeto, acrescenta ainda que: “Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo. A prevenção é sempre o melhor remédio e educar é prevenir. Desta forma, ensinar às crianças importantes lições sobre alimentação saudável é essencial para combater a obesidade infantil e as restantes doenças associadas. Como a fruta tem nutrientes insubstituíveis, o seu baixo consumo tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças, nas quais se inclui a obesidade logo desde a infância, além de provocar alterações nos níveis de energia, de concentração e aprendizagem. O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. É, por isso, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia.”
Sobre o Projeto “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável”
Este projeto de âmbito nacional tem como objetivos a promoção de uma aprendizagem real, incentivando a ingestão diária de fruta pelas crianças portuguesas como primeira opção para o lanche escolar. Sabendo que o lanche é, em regra, preparado em casa, a iniciativa pretende também sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do consumo da fruta nos lanches e nas restantes refeições. O projeto, desenvolve-se em três etapas distintas que motivam as crianças e mobilizam os adultos para que assumam o compromisso da ingestão de fruta todos os dias, valorizando a sua importância na alimentação e na manutenção da saúde. Na primeira etapa, de 12 semanas escolares, as crianças estimulam o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas na sala de aula. Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional na qual partilham com os familiares e comunidades locais os conhecimentos adquiridos sobre alimentação saudável, através da elaboração de um "hino da fruta". Na última etapa, as crianças recebem um “diploma de herói de fruta” que comprova terem concluído com sucesso o desafio proposto. Além disso, os hinos vencedores, escolhidos pelo júri do projeto, recebem na escola a visita dos “heróis” da APCOI com uma peça de teatro interativa.
Foto: Agência Zero
Comentários