No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Institutoptico, associando-se à Feira da Criança, promove, nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, no Parque Fiartil, no Estoril, acções de sensibilização e aconselhamento sobre formas de preservar a saúde ocular a partir da infância.
Durante três dias, o Institutoptico realiza múltiplas actividades dirigidas aos mais pequenos, conjugando o entretenimento e diversão à aprendizagem dos cuidados a ter com os olhos.
Como forma de sensibilização, o grupo de ópticos promove também um workshop subordinado ao tema “Saúde Visual e importância da protecção solar”. Esta acção será dirigida, em especial, aos pais e educadores de infância alertando-os para a importância do processo visual das crianças em aprendizagem. O workshop decorre no Centro de Congressos do Estoril, dia 29 de Maio, pelas 11 horas.
Nas crianças o rastreio visual é imprescindível. Estima-se que cerca de 5% a 10% das crianças em idade pré-escolar e cerca de 25% das crianças em idade escolar tenham problemas visuais. Estes, se não foram diagnosticados numa fase precoce, tendem a desenvolver-se de forma, por vezes, irreversível, afectando a aprendizagem, a integração escolar e até mesmo o comportamento da criança.
Recomenda-se que a partir dos dois anos de idade os pais levem as crianças a fazer exames oftalmológicos. Em idade escolar, o acompanhamento deve ser feito de 2 em 2 anos.
A criança poderá indicar problemas visuais se:
- se aproxima excessivamente da televisão ou dos livros
- pisca, esfrega ou franze os olhos quando está a fixar
- inclina a cabeça quando quer ver melhor
- há historial familiar de problemas oculares
O Institutoptico nasceu em 1989 por iniciativa de um conjunto de ópticos portugueses e foi criado para apoiar e orientar estrategicamente as ópticas tradicionais numa era de globalização.
27 de Maio de 2009
Veja ainda:
Os novos pais
Colorir a dor
Os livros e a criança
Manipuladores
Desenhos animados: os bons e os maus