Portugal, Espanha e Chipre estão entre os países com as menores taxas de fertilidade do mundo, segundo um estudo divulgado na quinta-feira pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que coloca o Níger no topo da lista dos países onde as mulheres têm mais filhos, com uma média de sete.

Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Ver artigo

Portugal apresenta uma das mais baixas taxas de natalidade do mundo, estando no grupo de 91 países onde as mulheres têm menos de dois filhos. Espanha, com uma taxa de fecundidade total (TFT) de 1,4, está abaixo da média europeia (1,6), mas acima de países como Portugal (1,3) e Chipre (1).

Os quatro países onde nascem mais bebés ficam em África

Segundo o relatório publicado na revista especializada "The Lancet", o Níger é o país onde as mulheres têm mais filhos, registando uma média de 7,1, seguido do Chade (6,7), Somália (6,1) e Mali (6).

Estes países estão entre os 104 estados com taxas superiores a dois nascimentos por mulher.

"As baixas taxas de natalidade refletem a facilidade de acesso aos serviços de saúde e aos métodos contracetivos, mas também o facto de muitas mulheres decidirem adiar ou renunciar à maternidade para terem mais oportunidades de educação e emprego", explicou o principal autor do estudo Christopher Murray.