Pesquisadores da Universidade de Newcastle descobriram a causa do mecanismo de "envelhecimento reprodutivo", ou seja o que faz com que a fertilidade feminina comece a declinar depois dos 35 anos.
A informação foi publicada no site do jornal britânico "Independent" onde a pesquisadora Mary Herbert, especialista em biologia reprodutiva do Instituto de Envelhecimento e Saúde, refere: "O declínio nos níveis de proteínas chamadas cohesins, que agem como uma cola que segura os cromossomas juntos, são a chave para o envelhecimento reprodutivo".
Ora, a perda destas proteínas provoca a divisão desigual dos cromossomas quando os óvulos e espermatozóides são formados.
Descoberta a proteína, os cientistas vão agora estudar uma solução para que a sua perda seja retardada, dado o estilo de vida das mulheres nos dias que correm. Estatisticamente partos de mulheres com 35 anos ou mais subiram 56% na última década e, entre as mulheres na faixa dos 40, a 90%.
Mas entretanto a solução pode ser mesmo não esperar até aos 40 anos para a primeira gravidez. Obstetras advertem que o pânico que as mulheres costumavam sofrer nos 30 anos mudou agora para os 40, ultrapassando o período biologicamente ideal para dar a luz.
6 de Setembro de 2010
Veja ainda:
Imigração coloca desafios à educação
Actividades extra curriculares
Crianças criativas?
Prepare a sua casa para a curiosidade do bebé
Mamãs... Todas diferentes
Pesquisa descobre relação entre aumento de idade e infertilidade
Este artigo tem mais de 14 anos
A gravidez tardia cresce, mas nem sempre ela é possível, causando tensão nos futuros pais
Comentários