Um estudo levado a cabo por cientistas britânicos revelou que as mulheres obesas correm mais riscos de problemas de saúde e complicações na sua primeira gravidez do que as mulheres com peso considerado normal.
De acordo com a BBC, as obesas que participaram no estudo apresentaram índices mais altos de pré-eclâmpsia, partos prematuros e de nascimentos com peso abaixo da média.
Os especialistas do Kings College de Londres analisaram dados sobre a primeira gravidez de 385 mulheres obesas e recolheram amostras de sangue de 208 das mulheres para análises.
O estudo, encomendado pela entidade beneficente britânica Tommy's, foi divulgado na publicação científica “American Journal of Obstetrics and Gynaecology”.
A entidade ressalta que estudos anteriores já indicavam ligações entre obesidade durante a gravidez e risco de complicações. O presente estudo quis investigar se as mulheres são particularmente vulneráveis a complicações no decorrer da primeira gravidez..
Segundo o estudo, as mulheres obesas correm duas vezes mais riscos de ter um bebé com peso abaixo da média. Ou seja, cerca de 18,8% dos bebés das mulheres obesas pesava menos do que 2,5 kg ao nascer.
O índice de nascimentos de bebés com peso abaixo da média em mulheres com peso normal é de cerca de 10%. Divulga ainda a BBC que a grande proporção de bebés pequenos foi particularmente inesperada, já que a obesidade tende a ser associada a nascimentos de bebés com peso acima da média.
Os índices de pré-eclâmpsia foram também mais altos, com 11,7% de mulheres obesas a desenvolverem a condição na primeira gravidez. O risco de pré-eclâmpsia aumentou proporcionalmente ao ganho de peso durante a gravidez..
18 de Fevereiro de 2009
Veja ainda: Nascimento prematuro pode debilitar sentidos
Tétano neonatal mata anualmente 180 mil crianças e 30 mil mães
Partos prematuros crescem 45% em seis anos
Diabetes gestacional afecta uma em cada 20 grávidas
Cesariana aumenta risco de asma em crianças

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.